ENSINO DE HISTÓRIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: OLHARES A PARTIR DE OFICINAS COM REFUGIADOS E MIGRANTES NO VALE DO RIO DOS SINOS (RS)

Palavras-chave: Direitos Humanos. Extensão Universitária. Migrantes. Realidade Brasileira. Refugiados.

Resumo

A extensão é, juntamente com o ensino e a pesquisa, um dos pilares de sustentação das universidades. Nesse sentido, este estudo tem como tema a prática extensionista no Projeto de Extensão “O Mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos”, vinculado a uma universidade em Novo Hamburgo (RS). Pretende-se apresentar o Projeto, apontar e explicar as atividades desenvolvidas nos anos de 2019 e 2020, mais especificamente nas oficinas de Realidade Brasileira, e analisar a importância da prática extensionista, especialmente das oficinas já citadas, através do ensino de história, para a afirmação, inserção e acolhimento de refugiados e migrantes em uma educação pautada nas relações étnico-raciais e com perspectivas decoloniais. Parte-se de uma metodologia de pesquisa-ação e tem-se como referencial teórico artigos e livros que abordam a temática do estudo. Afirma-se que o Projeto foi essencial para refugiados, migrantes e para a busca por uma sociedade mais equânime.

Biografia do Autor

Bárbara Birk de Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (RS). Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Márcia Blanco Cardoso, Universidade Feevale

Mestra em História pela Unisinos (RS). Professora dos cursos de História, Moda e Pedagogia da Universidade Feevale (RS). 

 

 

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Mestra em Letras pela UNISC (SC). Doutora em Letras pela UCS/Uniritter (RS).

Referências

ACNUR. “Refugiados” e “Migrantes”: Perguntas Frequentes. Nova York: 2016. Disponibilidade em: <https://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/>. Acesso em: 11 mar. 2021.

ANHCR. Global Trends 2017. Disponibilidade em: <https://www.unhcr.org/5b27be547#_ga=2.60585389.1212431091.155230235784119669.1551711889>. Acesso em: 4 mar. 2021.

BACKES, Benício; BACKES, José Licínio. A luta decolonial de professores militantes da causa negra em contextos de colonialidade germânica. Quaestio, Sorocaba, v. 21, n. 3, set./dez. 2019. Disponibilidade em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3733/3513>. Acesso em 10 abr. 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Espírito Santo: Biblioteca Digital Interna da Subsecretaria de Direitos Humanos da SEADH-ES, 2000. Disponibilidade em: <http://www.rcdh.es.gov.br/sites/default/files/Benevides%20MV%202000%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20DH%20de%20que%20se%20trata.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é História? 10ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRASIL. Lei n. 10.639, 9 de janeiro de 2003. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional [...]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=L10639&text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias>. Acesso em: 20 abr. 2021.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino da história e cultura afro brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Disponibilidade em: <https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 003/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 mai. 2004. Disponibilidade em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2021.

CARBONARI, Maria; PEREIRA, Adriana. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Londrina, v.10. n. 10, 2007. Disponibilidade em: < https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2133>. Acesso em: 30 mar. 2021.

COELHO, Pollyana Santos. Educação das relações étnico-raciais e decolonialidade na formação de professoras (es) de ciências naturais: reflexões sobre identidade étnico-racial, direitos humanos e ensino. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)– Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. Disponibilidade em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13528/2/POLLYANA_SANTOS_COELHO.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.

COLAÇO, Thais Luzia. Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012.

CORREIO DO POVO. Rio Grande do Sul é o quarto Estado com maior número de refugiados no país. Disponibilidade em: < https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/rio-grande-do-sul-%C3%A9-o-quarto-estado-com-maior-n%C3%BAmero-de-refugiados-no-pa%C3%ADs-1.258774>. Acesso em: 12 mar. 2021.

COSTA, Marli Marlene Moraes; REUSCH, Patrícia Thomas. Migrações internacionais (Soberania, Direitos Humanos e Cidadania). Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Rio de Janeiro, vol. 8, n.º 2, mai. 2016. Disponibilidade em: < https://www.historia.uff.br/revistapassagens/artigos/v8n2a42016.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 13ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história. Campinas: Papirus, 2003.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: MEC. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília, DF: MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005. p. 39-62.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92-93, jan./jun. 1988. Disponibilidade em: <https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2021.

HOSSAIN, Md Mahbub; SULTANA, Abida; PUROHIT, Neetu. Mental health outcomes of quarantine and isolation for infection prevention: a systematic umbrella review of the global evidence. Epidemiology and Health. Nova York, v. 42, mar. 2020. Disponibildiade em: <https://psyarxiv.com/dz5v2/>. Acesso em: 20 abr. 2021.

IBGE. Novo Hamburgo. Brasília: 2021. Disponibilidade em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/novo-hamburgo/panorama >. Acesso em 21 mar. 2021.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Colecciûn Sur Sur, 2005. p. 7-24.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (orgs.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Painel Coronavírus. Brasília, 2021. Disponibilidade em:< https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 27 abr. 2021.

MONTOVANI, Flávia; VELASCO, Clara. Em 10 anos, número de imigrantes aumenta 160% no Brasil, diz PF. Disponibilidade em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/em-10-anos-numero-de-imigrantes-aumenta-160-no-brasil-diz-pf.html>. Acesso em: 6 mar. 2021.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 1, abr. 2010. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf>. Acesso em 13 mar. 2021.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nova York, 1948. Disponibilidade em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm>. Acesso em 18 abr. 2021.

PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Direitos humanos. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: Colecciûn Sur Sur, 2005. p. 201-246.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina SA, 2009. p. 73-118.

ROCHA, Leliane Aparecida Castro. Projetos Interdisciplinares de Extensão Universitária: ações transformadoras. 84 f, 2007. Dissertação (mestrado) – Universidade Braz Cubas. Programa de Pós - Graduação em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. Mogi das Cruzes –SP, 2007. Disponibilidade em: <https://document.onl/documents/leliane-aparecida-castro-rocha-usjtbr-abordagem-qualitativa-analisando-tres.html>. Acesso em: 10 mar. 2021.

ROCHA, Roberto. A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In: FARIA, Doris Santos (Org.) Construção conceitual da extensão na América Latina. Brasília: Editora UNB, 2001. p. 35-53.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da Extensão Universitária Brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: Um debate necessário. Revista Conexão UEPG, Paraná, v.6, n°1, 2010. Disponibilidade em: < http://www.uepg.br/revistaconexao/revista/edicao06/1.pdf>. Acesso em: 30 fev. 2021.

SEGATO, Rita Laura. Antropologia e direitos humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos direitos universais. Mana, Rio de Janeiro, RJ, v. 12, n. 1, abr. 2006. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/mana/v12n1/a08v12n1.pdf>. Acesso em: 1 abr. 2021.

SERRANO, Maria. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Escola Técnica de Saúde da UFPB, p. 1-15, 2012. Disponibilidade em: < https://www.ets.ufpb.br/pdf/2013/1%20Universidade%20e%20Sociedade/US%2013_Texto%201%20Serrano_Conceitos%20de%20extensao%20universitaria.pdf>. Acesso em: 30 fev. 2021.

SILVA, Gustavo Junger et al. Refúgio em Números. 5ª Ed. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/Comitê Nacional para os Refugiados. Brasília, DF: OBMigra, 2020. Disponibilidade em: < https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2021/04/REFUGIOEMNUMEROS_5EDICAO.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2021.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; OLIVEIRA, Lílian Aquino. A exclusão digital no século XXI: diálogos na incorporação de TICs na Gestão Educacional em escolas da rede pública de São Luís/MA. ARTEFACTUM – Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologia, n. 1, 2019. Disponibilidade em: < http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1795>. Acesso em: 21 abr. 2021.

TEYSSIER, Paul. História da língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: Martins, 2014.

UNIVERSIDADE XX. Projeto de Extensão “O Mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos”. PROPPEX - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, 2016.

VERRANGIA, Douglas da Silva. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 335 f, 2009. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. Disponibilidade em: < https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2222/2448.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 13 abr. 2021.

Publicado
2022-08-09
Seção
Artigos