ENSINO DE HISTÓRIA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: OLHARES A PARTIR DE OFICINAS COM REFUGIADOS E MIGRANTES NO VALE DO RIO DOS SINOS (RS)
Resumo
A extensão é, juntamente com o ensino e a pesquisa, um dos pilares de sustentação das universidades. Nesse sentido, este estudo tem como tema a prática extensionista no Projeto de Extensão “O Mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos”, vinculado a uma universidade em Novo Hamburgo (RS). Pretende-se apresentar o Projeto, apontar e explicar as atividades desenvolvidas nos anos de 2019 e 2020, mais especificamente nas oficinas de Realidade Brasileira, e analisar a importância da prática extensionista, especialmente das oficinas já citadas, através do ensino de história, para a afirmação, inserção e acolhimento de refugiados e migrantes em uma educação pautada nas relações étnico-raciais e com perspectivas decoloniais. Parte-se de uma metodologia de pesquisa-ação e tem-se como referencial teórico artigos e livros que abordam a temática do estudo. Afirma-se que o Projeto foi essencial para refugiados, migrantes e para a busca por uma sociedade mais equânime.
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