LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: PROCLAMAÇÃO DA INTERDEPENDÊNCIA
Resumo
Que a Língua Portuguesa e a construção da cidadania estão interligadas, já parece ser assunto pacífico entre os linguistas e demais pesquisadores. Mas, ainda assim, a prática parece não acompanhar a teoria, dissociando-se desta em favorecimento a uma posição ainda tradicional de ensino, que não tem a prática e a inclusão social e cidadã como meta, princípio e objetivo. Nossa discussão está, portanto, centrada na defesa por uma interdependência entre educação, cidadania e ensino de língua portuguesa, de forma a pensar o ensino da língua a partir de premissas que possam inserir os alunos nas práticas sociais, promovendo a cidadania. Para tanto, demonstraremos a aplicação de nossos princípios no trabalho específico com uma charge e com o tópico gramatical “advérbio”, indicando possibilidades de abordagem que sejam condizentes com a proposta que apresentamos.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).