LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA: PROCLAMAÇÃO DA INTERDEPENDÊNCIA

  • Jefferson Evaristo do Nascimento Silva IFF

Resumo

Que a Língua Portuguesa e a construção da cidadania estão interligadas, já parece ser assunto pacífico entre os linguistas e demais pesquisadores. Mas, ainda assim, a prática parece não acompanhar a teoria, dissociando-se desta em favorecimento a uma posição ainda tradicional de ensino, que não tem a prática e a inclusão social e cidadã como meta, princípio e objetivo. Nossa discussão está, portanto, centrada na defesa por uma interdependência entre educação, cidadania e ensino de língua portuguesa, de forma a pensar o ensino da língua a partir de premissas que possam inserir os alunos nas práticas sociais, promovendo a cidadania. Para tanto, demonstraremos a aplicação de nossos princípios no trabalho específico com uma charge e com o tópico gramatical “advérbio”, indicando possibilidades de abordagem que sejam condizentes com a proposta que apresentamos.

Biografia do Autor

Jefferson Evaristo do Nascimento Silva, IFF

Doutorando em Língua Portuguesa pela UERJ e em Letras Neolatinas - opção língua italiana - pela UFRJ. Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ. Formado em Letras Português/Italiano e especialista em Língua Italiana - Tradução, ambos pela UERJ. Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Linguística Aplicada e Linguística. Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal Fluminense (IFF / RJ).

Publicado
2018-03-23
Seção
Artigos