PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA: UM ATO DOMÉSTICO OU DE EMANCIPAÇÃO?
Resumo
Este artigo objetiva apresentar um recorte da pesquisa que se encontra em andamento, que investiga os olhares das professoras que ensinam Matemática, suas trajetórias, percursos identitários, formativos e pedagógicos e o desenvolvimento profissional dos professores do Norte Goiano no período de 1980 a 2000. A pesquisa que será desenvolvida por meio de abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa narrativa. Utilizando-se de entrevistas narrativas, as rodas de conversas narrativas e recursos audiovisuais como instrumentos de coletas de dados. O recorte de gênero, faz parte de suas histórias de vida dessas professoras, desta região com baixos índices de desenvolvimento humano, carente de políticas públicas educacionais e de infraestrutura. O conjunto de informantes da pesquisa compõe-se exclusivamente por mulheres, sendo a maioria de classe e raça não hegemônicas, o que recai uma análise sobre os marcadores de gênero em uma perspectiva assimétrica em que o magistério aponta como uma possibilidade de libertar-se do privado para uma perspectiva para o público, tornando o exercício da docência ainda atrelado ao doméstico, religioso e pouco emancipador de sujeitos.
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