DESAFIOS E LIMITES À IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PESQUISA EM INSTITUIÇÃO MUNICIPAL PRIMÁRIA DO CENTRO-OESTE PAULISTA

Palavras-chave: Ensino Remoto. Pandemia. Capacitação de Professores.

Resumo

A realização deste artigo parte da observação de dificuldades na gestão escolar em cumprimento dos protocolos de distanciamento social, em virtude da pandemia da COVID-19. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender algumas das dimensões sociais e pedagógicas dos modelos de aula remota oferecidos pelo sistema público de educação brasileira, tendo como foco os resultados auferidos por uma instituição municipal de ensino localizada no interior do Estado de São Paulo. Foi realizada uma investigação empírica para fomentar análises e discussões, na qual participam, mediante questionários virtuais, quinze docentes e uma coordenadora de uma escola municipal de ensino primário do centro-oeste paulista. Constatou-se que a principal demanda da escola é a capacitação de profissionais para atuarem com as novas tecnologias, bem como uma boa comunicação com familiares e responsáveis de estudantes.

Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestrando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Marechal Rondon (FMR). Graduação em Administração pela Faculdade Marechal Rondon (FMR). 

Filipe de Oliveira Peixoto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Mestrado em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Mariana Wagner de Toledo Piza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Coordenadora do curso de Administração na Faculdade Iteana de Botucatu (ITE). 

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Publicado
2022-02-16
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos