DESCOLONIZAR O ENSINO DE HISTÓRIA SOB UM OLHAR INTERSECCIONAL: A MULHER NEGRA ENTRE “SOFRIDA” E “GUERREIRA” NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA (PA)
Resumo
O Ensino de História se encontra diretamente afetado por demandas de inclusão de “novos” saberes e identidades secularmente apagadas pela epistemologia ocidental. De tal forma, supomos que a descolonização do Ensino de História tem se mostrado um desafio fundamental que pode impactar positivamente os conflitos étnico-raciais e políticos contemporâneos. Neste artigo, objetivamos desnaturalizar os saberes sobre a mulher negra e sobre o racismo e o sexismo como elementos estruturais ao desenvolver e empreender uma metodologia de formação voltada para o Ensino de História das Relações Étnico-raciais e de Gênero. Para tanto, a metodologia da pesquisa-ação foi o parâmetro utilizado na realização de oficinas com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Conceição do Araguaia, no Pará. As reflexões foram balizadas no conceito de interseccionalidade e em reflexões sobre a condição histórica da mulher negra sob a perspectiva teórica do feminismo negro e decolonial. Por fim, consideramos que a execução da pesquisa permitiu delinear caminhos para que uma história da mulher negra seja possível sem que reiteremos folclorizações e estigmas, além de nortear a descolonização de saberes e práticas de ensino.
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