JORGE AMADO E A LITERATURA PÓS-ESTRUTURALISTA: A RELEVÂNCIA SOCIOCULTURAL E O RECONHECIMENTO DE UM TÍTULO HONORÍFICO RELIGIOSO DENOMINADO OBÁ DE XANGÔ

Palavras-chave: Literatura Pós-Estruturalista. Direito Humano. Denúncia Social. Religiosidades. Jorge Amado.

Resumo

O trabalho resulta de pesquisas realizadas no último biênio no PPGLETRAS/UFT. Aborda a leitura como um ato de interpolação e indução que propõe a formação/recuperação intelectual do ser humano. Fato que torna a literatura um “grito” de liberdade e de denúncia social das injustiças sofridas por aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. Nesse sentido, essa escritura é aquela que combate por meio das palavras tais injustiças, tornando-se um direito básico e essencial ao homem, isto é, um direito humano inalienável. É por isso, que o objetivo deste artigo é pensar sobre a literatura numa visão pós-estruturalista por meio das temáticas abordadas (oralidade, espaços, religiosidades, etc.) em algumas produções literárias – que estão além da visão sacra e canônica do que é literatura para Jorge Amado: um dos maiores escritores baianos e brasileiros de todos os tempos e bastante comprometido com o seu povo e sua cultura.

Biografia do Autor

Marcelo Barbosa dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Palmas (SEMED/PALMAS)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/Campus de Porto Nacional). Atua na Linha de Pesquisa: literatura, crítica e comparatismo com foco interseccional de Literatura e Religiosidades. Especialização em Letras: Português e Literatura pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Graduação em Letras: Português/Literaturas de Língua Portuguesa, pela Faculdade TECSOMA. Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É professor efetivo da rede pública do município de Palmas (Semed/Palmas). 

Rubra Pereira Araujo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora e Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Professora doutora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do curso de graduação em Letras. Atua na Pós-Graduação com pesquisas voltadas para o ensino em uma perspectiva de currículo pós estruturalista e suas interfaces com a educação e sociedade.

Referências

AGUIAR, Joselia. Jorge Amado: Uma biografia. São Paulo: Todavia, 2018.

AMADO, Jorge. Mar morto. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

AMADO. Jorge. Tereza Batista Cansada de Guerra. 17. ed. Rio de Janeiro: Record, 1982.

AMADO, Jorge. Jubiabá. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

AMADO, Jorge. Tenda dos Milagres. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

AMADO, Jorge. O compadre de Ogum. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

AMARAL, Telma Maria Bernardes. O autor e a criação: Jorge Amado, o Exu da esperança. In: BIAGIO, D’Angelo; SILVA, Márcia Rios da. Cacau, Vozes e Orixás na escrita de Jorge Amado. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 43 - 64.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de Publicação da APA. Tradução: Daniel Bueno. 6ª edição. Porto Alegre: Penso, 2012.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 18 de setembro de 1946. Disponibilidade em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm. Acesso em: 08/03/2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 05 outubro de 1988. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/DOUconstituicao88.pdf. Acesso em: 08/03/2021.

CÂMARA, Ricardo Pieretti. Oralidade e escrita na obra de Jorge Amado. In: BIAGIO, D’Angelo; SILVA, Márcia Rios da. Cacau, Vozes e Orixás na escrita de Jorge Amado. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 95 - 115.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995. Disponibilidade em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/o-direito-a-literatura-antonio-candido/>. Acesso em: 24 maio 2020.

CARVALHO, Sueleny Ribeiro. A identidade na fronteira deslizante dos estereótipos. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

CRUZ, Glauber. Humanista: Jornalismo e Direitos Humanos. 9 de novembro de 2018. Disponibilidade em: <https://www.ufrgs.br/humanista/2018/11/09/jorge-amado-emenda-liberdade-de-culto/>. Acesso em: 19 fev. 2020.

DUARTE, E. A. Jorge Amado: romance em tempo de utopia. Rio de Janeiro: Record, 1996.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução: Waltensir Dutra. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

JOUVE, Vicent. Por que estudar literatura? Tradução: Marcos Bagno; Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução: Maria Luiza Appy; Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2014.

LUCAS, F. A contribuição amadiana ao romance social brasileiro. Cadernos de literatura brasileira – Jorge Amado. São Paulo: Instituto Moreira Sales, n. 3, mar. 1997.

PRANDI, Reginaldo. Religião e sincretismo em Jorge Amado. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOLDSTEIN, Ilana Seltzer (org.). Caderno de leituras: O universo de Jorge Amado - Orientações para o trabalho em sala de aula. Salvador: Companhia das letras, 2009. Disponibilidade em: <http://www.jorgeamado.com.br/professores.php>. Acesso em: 09 fev. 2021. p. 46 - 57.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Tradução: Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 2004.

VEIGA, Benedito. Jorge, o filho amado da cidade da Bahia. In: BIAGIO, D’Angelo; SILVA, Márcia Rios da. Cacau, Vozes e Orixás na escrita de Jorge Amado. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

VIANA, Francisco Roberto de Oliveira. A figura feminina na obra de Jorge Amado: Tereza Batista Cansada de Guerra. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Língua Portuguesa da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati - CE. Julho, 2009. Disponibilidade em: <http://blogdotinocoluna.blogspot.com/2009/07/tereza-batista-cansada-de-guerra.html>. Acesso em: 09 fev. 2020.

Publicado
2022-01-28