EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: ESTUDO DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE DESCOBERTO EM DIANÓPOLIS- TO
Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Descoberto (EMD), localizada na Comunidade Quilombola de Lajeado - CQL, Dianópolis - TO, contempla saberes tradicionais quilombolas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). A partir da leitura dos escritos de Santos (1999), Bernieri e Folha (2018), Sacristán (2004), Veiga (2006), dentre outros, realizou-se entrevista semiestruturada com o diretor da escola, um técnico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e um integrante da CQL; analisou-se o PPP da EMD, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) as DCNEEQ e dentre outros documentos que regulamentam a Educação brasileira. Os resultados indicam que as ações curriculares presentes no PPP atendem parcialmente as especificidades da Educação Escolar Quilombola (EEQ).
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