EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: ESTUDO DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE DESCOBERTO EM DIANÓPOLIS- TO

Palavras-chave: Saberes Tradicionais. Quilombolas. Comunidade Quilombola de Lajeado.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Descoberto (EMD), localizada na Comunidade Quilombola de Lajeado - CQL, Dianópolis - TO, contempla saberes tradicionais quilombolas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ). A partir da leitura dos escritos de Santos (1999), Bernieri e Folha (2018), Sacristán (2004), Veiga (2006), dentre outros, realizou-se entrevista semiestruturada com o diretor da escola, um técnico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e um integrante da CQL; analisou-se o PPP da EMD, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) as DCNEEQ e dentre outros documentos que regulamentam a Educação brasileira.  Os resultados indicam que as ações curriculares presentes no PPP atendem parcialmente as especificidades da Educação Escolar Quilombola (EEQ).

Biografia do Autor

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutor em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Laurenita Gualberto Pereira Alves, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Estadual de Educação, lotada na Diretoria Regional de Ensino, Juventude e Esporte de Dianópolis-To. É membro e representante da Comunidade de Remanescentes Quilombolas de Lajeado- Dianópolis-TO.  

Luzani Cardoso Barros, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Mestra em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

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Publicado
2022-05-12