O USO DA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO COMO FERRAMENTA DE MAXIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Resumo
Este artigo objetiva entender que o tempo é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento especializado das atividades. Fazem-se necessário estudar a gestão do tempo, bem com as dificuldades de sua gestão nas organizações, gerando assim a maximização do tempo, estabelecendo um trabalho de forma ordenada e entendendo os fatores preponderantes para viabilidade em relação ao tempo disponível na realização das atividades. Sabendo que a administração tem a função de planejamento, direção, controle e organização, ser produtivo atualmente, exige principalmente o exercício da capacidade de processamento e colaboração em torno da informação, organização e conhecimento. Com isso o processo de aprender a organizar o tempo, para o bom desempenho das atividades, é contingente à habilidade de permanecer aberto às mudanças que estão ocorrendo no ambiente interno ou externo. Esse trabalho é estruturado a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica que tem como finalidade esclarecer a necessidade da gestão do tempo.
Referências
BARBOSA, Christian. A tríade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
BERNHOERFT, Renato. Administração do tempo: um recurso para melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional. São Paulo: Nobel, 2016.
BRUNIERA, Celina Fernandes Gonçalves. Marx e a divisão do trabalho: A alienação do trabalho. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/marx-e-a-divisao-do-trabalho-a-alienacao-do-trabalho>. Acesso em: 26 abr. 2020.
CAMPOS, Maria Ermandina. Trabalho em equipe um estratégia de gestão. Florianópolis: Moderna, 2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CONCEITO. Tempo na física. Disponível em: <http://conceito.de/tempo>. Acesso em: 03 mar. 2020.
DRUCKER, Peter. Introdução a administração. São Paulo: Thomson Pioneir, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GNIPPER, Patrícia. O que é ciência, método científico e divulgação científica? 2019. Disponível em: <https://abre.ai/ckXt>. Acesso em: 13 mar. 2021.
JONES, Lyndon; LOFTUS, Paul. Organize melhor o seu tempo. São Paulo: Clio Editora, 2010.
LUIZ, Gustavo de Carvalho. A gestão como foco na administração do tempo. Disponivél em: <http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/a-gestao-com-foco-na-administracao-do-tempo>. Acesso em: 03 mar. 2016
MARCONDES, José Sérgio. Organização - Conceitos, Características e Tipos de Organizações. 2019. Disponível em: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/organizacoes-conceitos-tipos/. Acesso em: 13 mar. 2021.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2014.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MELLO, Hivy Damásio Araújo; TONELLI, Maria José. O Tempo e as Organizações: Concepções do Tempo em Periódicos de Estudos Organizacionais. Recife: Anpad, 2002.
MORGAN, Gareth. Paradigmas, metáforas e resolução de quebra-cabeças na teoria das organizações. Rae, [S. L.], v. 45, n. 1, p. 58-71, jan. 2005.
PRATES, Carlos. Gestão do tempo: ações e metas. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2016.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, Sandro Murilo. A adaptação estratégica de uma organização de ensino tecnológico privada: o estudo de caso da SOCIESC. 2004. 279 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
SOUSA JUNIOR, Antonio Jacinto de. Fatores críticos no processo de comunicação interna em uma empresa supermercadista de Campina Grande - PB. 2013. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
SIGNIFICADO. Significado de procrastinação. Disponível em: <http://www.significados.com.br/procrastinar/>. Acesso em: 28 mai. 2020.
VIDAL, Eliana Aparecida Barion; BERTACINI, Maria Cláudia Amato; ALMEIDA, Claudia Nascimento de; MANHOLER, Rosana; VALIN, Sirlene Aparecida de Almeida. Gestão de produtividade e organização do tempo: técnicas e ferramentas para o profissional de secretariado. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 1, p. 187-189, jan. 2012.
VITORINO, Robson. Como as pessoas procrastinam. Disponível em: < https://pt.linkedin.com/pulse/por-que-pessoas-procrastinam-robson-vitorino>. Acesso em: 13 mar. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).