ESCOLA E DESENVOLVIMENTO DA CORPOREIDADE: O PRIMEIRO PASSO DA EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE

Palavras-chave: corpo, corporeidade, Educação para a Sexualidade

Resumo

Este estudo qualitativo-bibliográfico esclarece sobre a contribuição da educação para a sexualidade para o desenvolvimento da corporeidade, partindo do olhar sobre o “lugar” que o corpo ocupa na escola. Fundamenta-se em Medina, Nóbrega, entre outros. Questiona-se: A escola pode contribuir significativamente para desenvolvimento da corporeidade da criança e consequentemente da educação para a sexualidade? Considera-se que, a escola pode e deve contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da consciência corporal da criança e sua sexualidade. Ressalta-se a  importância da formação docente oferecer os fundamentos teórico-metodológicos sobre a historicidade da sexualidade, do desenvolvimento psicossexual, para que os futuros docentes abordem a educação para a  sexualidade e realizem intervenções numa perspectiva emancipatória, oferecendo ferramentas aos educandos, para desenvolvam sua corporeidade e formem consciências críticas que possibilitem aceitação de seu corpo, a superação dos estereótipos,  desenvolvam sua autoestima e a vivência ética, estética, a responsabilidade corporal e afetiva, visando superar a opressão, os tabus, os preconceitos e desigualdades de gênero historicamente construídas.

Biografia do Autor

Cláudia Ramos de Souza Bonfim, Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

Licenciada em Biologia e Pedagogia. Especialista em Educação Sexual. Mestre e Doutora em Educação, com Pós-Doutorado também em Educação. Professora e Coordenadora Pedagógica Geral na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, em Cornélio Procópio – PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade – PET Gepes.

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Publicado
2021-02-15