CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O USO DO CURTA METRAGEM 10 CENTAVOS EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Cinema. Escola. Curta metragem. Proposta didática.

Resumo

O cinema é um modo de representação de mundo que contribui para a reflexão sobre a realidade social. Produto artístico complexo, quando associado à educação, ele participa do campo da mídia-educação, compreendido como objeto de estudo e ferramenta pedagógica. Partindo de uma discussão acerca da relação entre cinema e educação, este artigo apresenta uma proposta didática de seu uso na sala de aula, destacando o curta metragem 10 centavos (2007), dirigido por Cesar Fernando de Oliveira, com roteiro de Reinofy Duarte. O filme narra a história de um garoto de 10 anos que trabalha como guardador de carros na cidade de Salvador. A proposta tematiza a exploração do trabalho infantil e desigualdades sociais e tem como público alvo alunos do ensino médio, levando-os a refletir sobre os direitos da criança a partir de documentos como a Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948).

Biografia do Autor

Cleverson Florêncio , Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)

Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR, onde desenvolveu pesquisa sobre Cinema, Educação e Direitos Humanos com o título "AUDIOVISUAL E DIREITOS HUMANOS: O USO DO CURTA-METRAGEM NA ESCOLA". Formado em Direito pela Faculdade Cenecista de Varginha - FACECA (OAB/MG 194.844), especializando-se em Advocacia Contemporânea com ênfase em Prática Trabalhista pela Faculdade de Educação São Luís.

Cilene Margarete Pereira, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP), Professora Visitante da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). 

Referências

10 CENTAVOS. Direção: Cesar Fernando de Oliveira. Brasil: 2007. 19 min. Color.

ARAÚJO, Rogério Bianchi de. Alteridade e Conhecimento na Linguagem do Cinema. Rev. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 6, n. 1, p. 33-50, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10837. Acesso em: 18 de jan. de 2020.

BÉVORT, Evelyne. BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Rev. Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 05 de fev. de 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 de dez. de 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 09 de jun. de 2019.

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FABRIS, Elí Henn. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Rev. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 117-134, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6690/4003. Acesso em: 23 de fev. de 2020.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação e cinema na escola. Rev. Teias. Rio de Janeiro, v. 8, n. 15-16, p. 1-13, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24008/16978. Acesso em: 12 de jan. de 2020.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483. Acesso em: 23 de mar. de 2020.

FREITAS, Alexandre de; COUTINHO, Karyne Dias Coutinho. Cinema e educação: o que pode o cinema? Rev. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 54, p. 477-502, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14174. Acesso em: 04 de abril de 2020.

KRZNARIC, Roman. O poder radical da empatia. _______. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Disponível em: https://zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/Trecho_OPoderdaempatia.pdf. Acesso em 10 de jan. de 2020.

LOPES, José de Souza Miguel. Cinema e educação: o diálogo de duas artes. Rev. Scias Arte/Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1., p. 02-14, 2013. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/SCIAS/article/view/405. Acesso em: 14 de mar. de 2020.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019.

SILVA, Ana Paula Rodrigues, DAVI, Tania Nunes. O recurso cinematográfico como ferramenta em sala de aula. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 11, n. 14, p. 21-36, 2012. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/162. Acesso em: 7 abr. de 2020.

TUFTE, Birgitte. CHRISTENSEN, Ole. Mídia-Educação – entre a teoria e a prática. Rev. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 97-118, 2010. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2020.
Publicado
2022-05-17