EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES (AS): ANÁLISE DO CONTEXTO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
Resumo
Esta pesquisa descritiva investigou e comparou as concepções de 48 professores(as) no Brasil e 45 em Portugal sobre sexualidade e educação sexual (ES) de alunos(as) da educação especial de escolas públicas inclusivas, que responderam a um questionário, para análise quantitativa. Nos dois países, os(as) professores(as) observaram nos(as) alunos(as) os comportamentos: perguntas sobre sexualidade, beijos, namoros e curiosidades comuns a outros jovens, mas também comportamentos inadequados como mexer no próprio corpo publicamente e no de outras pessoas. Consideram os(as) alunos(as) desinformados sobre sexualidade e suas fontes de informação os “familiares” e “internet” (Portugal) e “professores” e “familiares” (Brasil). São favoráveis à ES na escola, acreditam que seja seu papel fazer isso, mas não se sentem preparados (as). Os dados foram semelhantes nos dois contextos, a despeito da ES ser lei em Portugal e no Brasil não e, concluímos que uma formação dos(as) professores(as) seria necessária para a educação sexual inclusiva.
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