FATORES CONDICIONANTES DA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR E DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: O PERFIL DOS INGRESSANTES EM UMA INSTITUIÇÃO DO CENTRO-OESTE MINEIRO

Palavras-chave: Escolha do Curso Superior. Trajetórias Escolares. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Perfil dos Alunos.

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus - Divinópolis, que teve por objetivo traçar o perfil dos alunos ingressantes na instituição e compreender os fatores condicionantes que impactaram na escolha do curso superior. Por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, o desenho metodológico seguiu duas etapas: análise da literatura e aplicação de questionário socioeconômico. Entre os achados, evidenciou-se que o perfil dos ingressantes é bastante jovem, majoritariamente composto pelo sexo feminino e pertencente às camadas populares, sendo oriundos de núcleos familiares com pais que possuem baixa escolaridade e exercem ocupações manuais. Os resultados ainda revelaram que a escolha da instituição está relacionada à oferta do curso superior desejado, bem como pela gratuidade do ensino. Já a escolha do curso superior, teve ligação com o desejo pessoal e de ascensão profissional do (a) graduando (a).    

Biografia do Autor

Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Educação (UEMG). Licenciada em História (UFMG). Professora da UEMG–Unidade Divinópolis. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa NESFE/UFOP - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola.

Elaine Gonçalo Bento, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), bolsista CAPES. Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade.  Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa NESFE/UFOP - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola e do Grupo de pesquisa Estratégias Didático-Pedagógicas Voltadas ao Estudante-Trabalhador-EDIPET/IF Sudeste MG.

Denise Silva e Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduanda em História (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Bolsista PAPq UEMG. Ao longo da sua formação, tem participado de projetos de pesquisa na área de da sociologia da educação sobre trajetórias escolares de alunos da UEMG.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos