FATORES CONDICIONANTES DA ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR E DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: O PERFIL DOS INGRESSANTES EM UMA INSTITUIÇÃO DO CENTRO-OESTE MINEIRO
Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus - Divinópolis, que teve por objetivo traçar o perfil dos alunos ingressantes na instituição e compreender os fatores condicionantes que impactaram na escolha do curso superior. Por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, o desenho metodológico seguiu duas etapas: análise da literatura e aplicação de questionário socioeconômico. Entre os achados, evidenciou-se que o perfil dos ingressantes é bastante jovem, majoritariamente composto pelo sexo feminino e pertencente às camadas populares, sendo oriundos de núcleos familiares com pais que possuem baixa escolaridade e exercem ocupações manuais. Os resultados ainda revelaram que a escolha da instituição está relacionada à oferta do curso superior desejado, bem como pela gratuidade do ensino. Já a escolha do curso superior, teve ligação com o desejo pessoal e de ascensão profissional do (a) graduando (a).
Referências
AMARAL, Daniela Patti; OLIVEIRA, Fátima Bayma. O Prouni e a conclusão do Ensino Superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ.. Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 861-890, out/dez. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000500008. Acesso: 2 de jan.2021.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
ALMEIDA, Wilson Mesquita de. Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade. Caderno CRH, Salvador, v. 20, n. 49, p. 35-46, Jan./Abr. 2007.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice Nogueira; Catani, Afrânio. (Orgs.). Escritos de Educação: Pierre Bourdieu. Petrópolis- RJ: Vozes, 9ª ed., 1998.
BOURDIEU, Pierre.; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Ed. UFSC, 2015.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. In: NOGUEIRA, Maria Alice Nogueira; Catani, Afrânio. (Orgs.). Escritos de Educação: Pierre Bourdieu. Petrópolis- RJ: Vozes, 11 ed., 2010.
CARVALHO; Tatiane. Kelly. P.; BENTO, Elaine Gonçalo; ANASTÁCIO, Paulo Roberto de Souza; MARTINS, Maraísa Inês de Assis. Estudante de licenciatura: trajetórias escolares e escolha da profissão. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, p. 1-19, 2020.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Estudo mostra que mulheres são mais afetadas pela pandemia. Rede Brasil Atual,São Paulo 27 de maio.2020. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2020/05/estudo-fiocruz-mulheres-pandemia/ /. Acesso em: 03 de dez. de 2020.
GARCIA, Daniela. Universitários cada vez mais precoces. Correios Braziliense, Brasília, 03 de abr. de 2014. Ensino Superior. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/euestudante/ensino_ensinosuperior/2014/08/03/ensino_ensinosuperior_interna,440531/universitarios-cada-vez-mais-precoces.shtml. Acesso em: 03 de dez. de 2020.
GOUVEIA, Aparecida J. Origem étnica e situação socioeconômica dos estudantes matriculados em diferentes áreas de estudo nas universidades de São Paulo. América Latina, ano 13, n. 4, p. 33-48, 1970.
GOUVEIA, Aparecida J. Democratização do ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 50, n. 112, 1968.
GOLDANI, Ana Maria. As famílias brasileiras: mudanças e perspectivas. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, n. 91, p. 7-22, 1994.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2016 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em : https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf .Acesso em: 20 ago. 2020.
LAHIRE, Bernard. Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MARTELETO, Letícia J. O papel do tamanho da família na escolaridade dos jovens. Revista Brasileira de Estudos da População, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 159-177, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior. 2004. 181p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins . Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia, Recife, v.8, p.10-40, 2012.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; PEREIRA, Flávia Goulart. O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 15-38, Dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300002 Acesso em: 08 out. 2020.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins . O processo de escolha do curso superior: análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, MG, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT14-3588--Int.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
NOGUEIRA, Maria Alice. Prefácio. In: PIOTTO, Débora Cristina (Org.) Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 273p.
PIOTTO, Débora Cristina. As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
PORTES, Écio Antônio. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos. 2001. 267f.Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.
PORTES, Écio Antônio. A vida universitária de estudantes pobres na UFMG: possibilidades e limites. In: PIOTTO, Débora Cristina (Org.) Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 167-237 p.
SÁ, Márcio. A sociologia disposicionalista e o homem de negócios contemporâneo. In: VI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Florianópolis, p.1-16, 2010, Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/eneo435.pdf Acesso em: 13 out. 2020.
SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Entre a escola pública e a universidade: longa travessia para jovens de origem popular. In: Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 27-51. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 13 out. 2020.
SOUZA, Maria do Socorro Neri Medeiros de. Estudantes de origem popular nos cursos mais seletos da UFAC. In: Piotto, Débora Cristina (Org.) Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. 273 p. São Carlos: Pedro & João Editores,2014
VIANA, Maria José Braga. Formas específicas de presença das famílias de camadas populares na escolarização dos filhos: casos de longevidade escolar. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2006. Relatório de Pesquisa.
VIANA, Maria José Braga. Em que consiste a excelência escolar dos meios populares? O caso de universitários da UFMG que passaram pelo programa Bom Aluno de Belo Horizonte. In: PIOTTO, Débora Cristina (Org.) Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 273p.
VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade.1998. 264f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.
ZAGO, Nadir. A condição do estudante: Um estudo sobre o acesso no ensino superior. GT - Educação e Sociedade. SBS - XII Congresso Brasileiro de Sociologia, Belo Horizonte, 2005. Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php. Acesso em: 13 out. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).