O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ENQUANTO PRIORIDADE INSTITUCIONAL: URGÊNCIAS, LIMITES E POSSIBILIDADES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Palavras-chave: Institutos Federais. Ensino Médio Integrado. Projeto Societário de Desenvolvimento.

Resumo

Este texto tem como objetivo resenhar a obra organizada por Gaudêncio Frigotto intitulada “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento”, publicada pelo Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 2018. A referida obra tematiza a Educação Profissional e Tecnológica a partir da nova institucionalidade advinda da lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Pesquisadores foram a campo nos mais diversos campi dos Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro a fim de investigarem um tema desafiador para esta rede, qual seja: o ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica.

Biografia do Autor

Arthur Rezende da Silva, Universidade Católica de Petrópolis/RJ

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais efetivo do Instituto Federal Fluminense, Campus Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro. Diretor-geral reeleito para o quadriênio (2020-2024) do referido campus. Professor efetivo da Licenciatura em Pedagogia da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) de Santo Antônio de Pádua.                                                                                                   

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providencias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 out. 2020

FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Rio de Janeiro, 2018. 320 p.

TCU -TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Auditoria operacional Fiscalização de orientação centralizada. Rede Federal de Educação Profissional. Brasília, 2013. Disponível em: https://tcu.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/315889946/2606220119?ref=juris-tabs. Acesso em: 12 out. 2020

Publicado
2021-12-16
Seção
Resenhas