DESGASTE DA SAÚDE MENTAL DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Este trabalho debate como as transformações no cotidiano escolar desde a pandemia da COVID 19 tem afetado a saúde mental dos docentes da educação básica no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Debate sobre a importância de ações de prevenção e promoção da saúde mental do professor, com foco nos fatores de risco e suas influências causadas através do cotidiano docente, e a sobrecarga de trabalho que levaram ao desgaste psicológico do professor da educação básica. O método utilizado para discussão do tema foi qualitativo, fundamentado na análise de conteúdo, com perguntas em relação a vida cotidiana do colaborador. Evidencia-se que os docentes vivenciam diferentes formas de sofrimento ao confrontar-se com as situações desfavoráveis de suas atividades e desenvolvem estratégias de enfrentamento que amenizam o sofrimento.
Referências
ARELADO, L. R. G. Educação no século XXI: tendências e perspectivas. Revista Impulso, v.16, n.39, p.37-55, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em Professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.27, n.4, p.403-410, 2011.
CHANLAT, J. F. O desafio social da gestão: a contribuição das ciências sociais. In. BENDASSOLI, P. F.; SOBOL, L. A. (Orgs.), Clínicas do trabalho: novas perspectivas para compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Atlas, 2011.
DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5ª ed., São Paulo: Cortez – Oboré, 1992.
DEJOURS, C. A. Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In. LANCMAN, S.; SZNELWAR, L. (Orgs) 3ª. ed., Brasília: Paralelo 15/ Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011. p. 57-123.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.
HARRISON, B. J. Are you to burn out? Fund Raising Management, v.30(3), p.25-28, 1999.
LUZ, M. A. M.; FERREIRA NETO, J. L. Processos de trabalho e de subjetivação de professores universitários de cursos de educação à distância. Psicologia Escolar e Educacional, Belo Horizonte, v.20, n.2, p.265-274, 2016.
MASLACH, C. Progress in understanding teacher burnout. In. VANDENBERGHE, R.; HUBERMAN, A. M. (Eds.). Understanding and preventing teacher Burnout. New York: Cambridge University Press, 1999, p. 211-222.
MARCHESI, ÁLVARO; GIL H.C. Fracasso Escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MASLACH, C.; LEITER, M. P. Early predictors of job burnout and engagement. Journal of Applied Psychology, v.93, n.3, p.498–512, 2008.
NEVES, C. M.; MEDEIROS, L. L. Debate: mídias na Educação. Boletim 24, nov. /dez. 2006. Disponível em:
REIS, R. P. In. Mundo Jovem, n.373, p.6, fev. 2007.
ROSE, N. “Inventando nossos eus”. In. SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 137-204.
SAGIR, M. A.; BIGNOTTO, M. M.; LIPP, M. E. N. Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paideia, Campinas- SP, v.20, n.45, p.73-81, 2010.
SILVARES, E. Descrição comportamental e socioeconômica da população infantil de uma clínica-escola de psicologia de São Paulo. Relatório Científico. [mimeografado], 1989.
SIMON, R. W. Gender, multiple roles, role meaning, and mental health. Journal of Health Social Behavior, 36, 182-194, 1995.
TRIVIÑOS, A. N. S. Pesquisa Qualitativa. In: TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).