DESGASTE DA SAÚDE MENTAL DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL

Palavras-chave: Trabalho docente. Saúde mental. Qualidade de vida. Educação básica.

Resumo

Este trabalho debate como as transformações no cotidiano escolar desde a pandemia da COVID 19 tem afetado a saúde mental dos docentes da educação básica no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Debate sobre a importância de ações de prevenção e promoção da saúde mental do professor, com foco nos fatores de risco e suas influências causadas através do cotidiano docente, e a sobrecarga de trabalho que levaram ao desgaste psicológico do professor da educação básica. O método utilizado para discussão do tema foi qualitativo, fundamentado na análise de conteúdo, com perguntas em relação a vida cotidiana do colaborador. Evidencia-se que os docentes vivenciam diferentes formas de sofrimento ao confrontar-se com as situações desfavoráveis de suas atividades e desenvolvem estratégias de enfrentamento que amenizam o sofrimento.

Biografia do Autor

Vinícius Garcia Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Geografia pela UNIP, Graduando em Psicologia pela UFMS, Professor da escola Caminho- ANGLO de Paranaíba-MS.

Jeferson Camargo Taborda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Psicologia pela UCDB/Campo Grande, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. 

Cledione Jacinto de Freitas, Faculdades Integradas de Paranaíba – FIPAR

Doutor em Psicologia pela UNESP/Assis, especialista em Direitos Humanos pela UEMS; Professor das Faculdades Integradas de Paranaíba – FIPAR. 

Referências

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Publicado
2021-07-22