A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO AMAZONAS EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Pandemia. Formação Docente. Covid-19.

Resumo

Este artigo possui como temática a formação docente em Educação Física no Amazonas em tempos de COVID-19, tendo como objetivo descrever e analisar o Plano de Retorno às Atividades Presencias e as Diretrizes Curriculares Pedagógicas frente aos desafios do contexto atual. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa com ênfase na análise documental, analisando o ciclo de políticas públicas presentes nos documentos. Como resultados, identificou-se um planejamento estratégico bem estruturado, porém com destinação de recursos públicos para o setor privado, com o enfoque da formação docente voltado ao apenas ao cumprimento dos protocolos sanitários, afetando a carga de trabalho e a qualidade de ensino. Conclui-se que o órgão possui as ferramentas para garantir um enfoque qualitativo no contexto formativo e procedimental dos profissionais da educação e que a proposição da abordagem de Educação Física para Saúde Renovada vem como solução provisória para a formação docente em Educação Física para o contexto.

Biografia do Autor

Lorhena Alves Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino em Educação Física pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora de Educação Física da Rede Estadual de Ensino (SEDUC/AM). Bolsista da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (POSGRAD/UFAM/FAPEAM). 

Everton César de Oliveira da Cruz , Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Especialista em Metodologia do Ensino em Educação Física pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino (SEDUC/AM). 

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI/UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Bolsista de produtividade CNPQ 2. 

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). 

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Publicado
2021-07-22