A CRIAÇÃO DE ARTEFATOS DIGITAIS NO ÂMBITO DO DESENHO DIDÁTICO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavras-chave: Educação online. Desenho didático. Artefatos digitais. Professores. Pandemia.

Resumo

Considerando o contexto da pandemia de Covid-19 em 2020, em que as aulas presenciais foram suspensas repentinamente e os professores de todos os níveis de ensino tiveram que se adaptar ao uso das tecnologias digitais para ministrar suas aulas, este artigo reflete sobre as estratégias didáticas que os professores criaram para se adequarem a este novo contexto. A primeira parte do texto apresenta o conceito de desenho didático interativo e educação online que são importantes elementos que ajudam o professor a reelaborar seu planejamento de aulas online. Na segunda seção, apresentamos um breve histórico de criação e inserção de artefatos tecnológicos no ambiente escolar para atender as necessidades dos professores. O texto finaliza com os resultados de uma revisão sistemática de literatura em que são apresentados trabalhos científicos que tratam dos artefatos tecnológicos criados, no contexto da pandemia, pelos professores de diferentes instituições, para promover processos educativos mediados pelas tecnologias.

Biografia do Autor

Elaine Jesus Alves, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado e pós-doutorado em Educação (Universidade do Minho). Professora colaboradora no Programa pós-graduação Scricto Senso em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins.

Denilda Caetano de Faria, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2011). Possui graduação em Administração pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1992), licenciatura em Ciências pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1988) , especialização em Informática Educativa: Construindo Ambientes de Aprendizagem - EAD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , especialização em Gestão Educacional pela Ulbra (2001) e Metodologia do Ensino em Matemática com complementação de Magistério Superior pela Facinter (2003). Atualmente é servidora da Fundação Universidade Federal do Tocantins . Tem experiência na área de Educação e Gestão. Atua como professora e coordenadora de cursos a distância na UFT. É professora convidada da Faculdade Laboro e Instituto de Ensino Superior (IESVA). Trabalha com os temas: Gestão Pública e Privada, Gestão de Pessoas, Educação, Políticas Públicas, Formação de professores, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância.

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Publicado
2021-07-22