A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Professoras alfabetizadoras. Prática pedagógica. Formação continuada. Ensino remoto. Pandemia da COVID-19.

Resumo

Este estudo intencionou compreender a formação continuada de professoras alfabetizadoras no contexto do ensino remoto, instaurado a partir da pandemia da COVID-19. Assim, realizou-se uma pesquisa no ambiente virtual com aplicação de questionário semiestruturado elaborado no aplicativo Google Forms, dirigido a professores da escola básica que trabalham nos estados da Paraíba e de Pernambuco. Para as análises e discussões realizadas, foram utilizadas como critério de inclusão as respostas obtidas com onze professoras alfabetizadoras, as quais compõem o total de 96 respondentes da pesquisa. A análise qualitativa de temas dos depoimentos das professoras indica que as condições de aprendizagem dos estudantes e as condições exaustivas de trabalho das docentes durante a pandemia da COVID-19, em convergência com a falta de planejamento estratégico e de infraestrutura das redes de ensino, mostraram-se como elementos limitadores da formação continuada das docentes alfabetizadoras para a atuação no modelo remoto de ensino.

Biografia do Autor

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba/Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE); professora do Departamento de Educação (UEPB); professora  do Programa de  Pós-Graduação Profissional em Formação de professores (PPGFP/UEPB); Professora do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPE).

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva, lotada no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais-CE/UFPE; professora da Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE.

Darlene Correia Tenório, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPE); Professora da educação infantil na Escola Municipal Carmela Orrico Lapenda em Camaragibe-PE, e Professora da Educação Infantil na Escola Municipal Professora Iracema Castro em Paulista-PE.

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Publicado
2021-07-22