A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Resumo
Este estudo intencionou compreender a formação continuada de professoras alfabetizadoras no contexto do ensino remoto, instaurado a partir da pandemia da COVID-19. Assim, realizou-se uma pesquisa no ambiente virtual com aplicação de questionário semiestruturado elaborado no aplicativo Google Forms, dirigido a professores da escola básica que trabalham nos estados da Paraíba e de Pernambuco. Para as análises e discussões realizadas, foram utilizadas como critério de inclusão as respostas obtidas com onze professoras alfabetizadoras, as quais compõem o total de 96 respondentes da pesquisa. A análise qualitativa de temas dos depoimentos das professoras indica que as condições de aprendizagem dos estudantes e as condições exaustivas de trabalho das docentes durante a pandemia da COVID-19, em convergência com a falta de planejamento estratégico e de infraestrutura das redes de ensino, mostraram-se como elementos limitadores da formação continuada das docentes alfabetizadoras para a atuação no modelo remoto de ensino.
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