LUDICIDADE NA DANÇA PARA CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O BALÉ INFANTIL

Palavras-chave: Balé Infantil. Balé Clássico. Ludicidade. Dança para crianças.

Resumo

O balé infantil tem sido uma das danças mais procuradas, atualmente, pelos pais de crianças que querem ocupar, principalmente, suas filhas em alguma atividade física. Ao entender isso, acredita-se que o tema desse estudo quer observar se o lúdico está presente e se pode ser importante no processo de aprendizagem do balé clássico. O presente estudo tem como objetivo identificar o elemento lúdico no desenvolvimento de aulas de Balé Infantil. Além ainda de, especificamente, apresentar os resultados da aplicabilidade da ludicidade nas aulas de balé infantil em estudos produzidos no período que compreende os anos de 2010 e 2019. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com base na técnica de revisão sistemática, que resultou na análise de 12 estudos. Os dados apontam que a ludicidade está presente em todos os estudos como proposta pedagógica de ensino e em análise aos mesmos, foi possível concluir que o balé clássico pode sim ser ensinado de forma lúdica e, mais ainda, a ludicidade pode ser a melhor forma de ensinar a dança.

Biografia do Autor

Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Mestra em Educação (PUC-GO). Graduada em Educação Física pela Universidade de Gurupi (UnirG). Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Específico de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação (IEP). Professora de cargo efetivo da rede estadual de ensino do Tocantins. 

Rafaela Alves Barros, Universidade de Gurupi (Unirg)

Graduada em Educação Física pela Universidade de Gurupi (UnirG).

Referências

ABREU, A., ALMEIDA, A., ROBERTO, A., OLIVEIRA, B., DACIO, I., MAIA, J., SANTOS, J., et al. A ludicidade no desenvolvimento da crianca: uma experiencia de iniciacao cientifica. In: Revista Margens Interdisciplinar 8, no. 11, 2014: 297-312.

ALEXANDRE. I.S. Ludicidade na dança para crianças: experiências como o ensino do ballet para turma do baby class. TCC (Licenciatura em Dança) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Natal, 2019. 31f.

ALVES, L. G.. Brinquedo e a Dança. In: Algumas perguntas sobre dança e educação, 2010: 187

AMARO, A. C. S. B. O brincar, a dança e a criança: possibilidades de ensino na infância. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. 32 f.

ALMEIDA, M. A. Psicomotricidade e balé clássico: a psicomotricidade associada ao balé clássico para o desenvolvimento de crianças de 4 anos. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. 63p.

ARAGÃO, V. Dança com crianças–brincando de ballet na pré-escola. In: 1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança: Joinville, 2018. 53p.

CALOMENI, M. R., NASCIMENTO, R. M., ARÊAS NETO, N. T., SAINT’CLAIR, E. M.. Lúdico como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem. Biológicas & Saúde. 2012

CARDOSO, R. S. A presença do ballet na escola de educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) Universidade de Brasília, Brasília, 2017. 25f.

CAVASIN, C. R., FISCHER, J.. A dança na aprendizagem. In: Revista Leonardo Pós 3, 2003: 1-8.

CERQUEIRA, J. C. As pequenas bailarinas do baby class: a construção do feminino através do balé. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência) Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. 59f.

FALSARELLA, A. P., AMORIM, D. B. A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. In: Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde 6, 2008: 306-317.

FELTES, A. F., PINTO, A.S. Balé e Educação Infantil: possibilidades metodológicas. In: Revista Conhecimento Online, 2015: 14-26.

FERRARI, M. G. B. A dança das crianças: experiência de ensino da dança para crianças socialmente desfavorecida. 1999. 162 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, [SP. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2018.

FREITAS, A.C.N. Balé e Brincadeiras de Roda: Aprendendo o Erudito com o Popular. In: VII CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. 2012.

GODOY, K. M. A. A dança, a criança e a escola: como estabelecer essa conversa. In: Algumas perguntas sobre dança e educação, 2010: 47.

GROSS, D. G., Ti-Bum: mergulhando na corporeidade e ludicidade à luz da
Educação Física infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura plena em Educação Física) Fundação Unirg, Centro Universitário de Gurupi-TO, 2007.

KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A. 2004: 51-68.

NASCIMENTO, A. A. Ensino da dança: experiências no Balé Municipal de Parnamirim. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. 39f

NASCIMENTO, C., BRANCHER, V., & OLIVEIRA, V. (2013). A Construção Social do Conceito de Infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. In: Revista Contexto & Educação, 23(79), 47-63. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.47-63. Acesso em: Novembro de 2019.

OLIVEIRA, L., SOUSA, E. Brincar para comunicar: A ludicidade como forma de Socialização das Crianças. In: Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação, 2008.

SANTOS, D. O. G. L. O. O Corpo que dança: a arte de brincar. Monografia (Licenciatura em Dança) - Núcleo de Dança, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2011. 18f.

SEVERINO, C. D; PORROZZI, R. A ludicidade aplicada à educação física: a prática
nas escolas. In: Revista Práxis,Volta Redonda, ano II, nº 3, p. 51-58, jan. 2010.

SILVA, T. F., ALMEIDA, F.S., SOUZA, N.P. Dançar e brincar: uma experiência de balé com crianças pequenas.In: Pensar a Prática, Goiânia, v. 22: 2019.

SILVA, I.R.A. As dificuldades das aulas de balé clássico no âmbito escolar do ensino regular privado. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. 30 f.

SILVA, L.T. Dança para criança: reflexões sobre o ensino e percepções de pais e mães. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Dança), Departamento de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SILVA, N. K. da. Balé clássico para crianças: Avaliação e intervenção no desenvolvimento motor. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. 39 f.

SILVA, N. K da. O ensino do balé clássico na infância: Uma abordagem da consciência corporal como linguagem anterior ao ensino da técnica sistematizada. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. 35 f.

SILVA, R.P. A importância do lúdico no desenvolvimento de crianças praticantes de Balé Clássico (Baby Class): uma forma de educar. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. 33 f.

SOARES, M. P. Entre a teoria e a prática do ensino da dança: o compromisso didático do professor de bale clássico diante da educação infantil. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. 72p.

TANNUS, F. M. S. Corpo criança que dança, corporeidade que vive. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba. 2018. 250f.

TIBEAU, C. C. P. Motricidade e música: aspectos relevantes das atividades rítmicas como conteúdo da Educação Física. In: Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, São Paulo 1, no. 2 (2006): 53-62.
Publicado
2023-09-20
Seção
Artigos