DESAFIOS, OPORTUNIDADES, PERSPECTIVAS: ESTÁGIO NA LICENCIATURA EM MEIO À PANDEMIA

Palavras-chave: Formação de Professores. Atividades Práticas. Docência.

Resumo

Com a presença da pandemia de COVID-19 no Brasil, a exigência das decisões rápidas pelas instituições de ensino não preconizou a realização de etapas fundamentais para que as iniciativas de educação à distância fossem planejadas. Nesse contexto, apresentamos a experiência do estágio de licenciatura, em uma Universidade Federal brasileira. A abordagem é qualitativa a partir de um questionário aos estagiários, cujos dados foram tratados por Analise Textual Discursiva. Os resultados estão organizados em: Atividades Construídas: processos e produtos, em que se descreve um material audiovisual produzido e Percepções dos Estagiários sobre o Estágio em Rede que abrangem três categorias: (1) Dificuldades Encontradas para a Realização do Estágio na Modalidade Rede, (2) Avaliação das Atividades Desenvolvidas na Disciplina de Estágio e (3) Expectativas para Disciplina de Estágio. Nossas ações oportunizaram aos estudantes e a nós, experiências formativas diferenciadas e reflexivas, bem como uma ampliação na própria percepção de ambientes de aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciana Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, Professora Adjunta no Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. 

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências, Professora Adjunta no Curso de Ciências Biológicas e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. 

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Publicado
2021-07-22