AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LUGAR DAS CRIANÇAS NOS PROCESSOS AVALIATIVOS

Palavras-chave: Educação Infantil. Avaliação e participação infantil. Currículo.

Resumo

Esse texto visa contribuir com o debate da Educação Infantil como espaço e tempo de acolhimento da criança, sujeito historico e de direitos que se desenvolve no encontro com o outro e com os contextos culturais nos quais se insere. As reflexões tecidas debruçam-se sobre a análise da documentação oficial nacional, para identificar como se expressa, no currículo na Educação Infantil, a participação das crianças nas questões que tocam especificamente a avaliação das suas aprendizagens e conquistas, percebendo o lugar que as mesmas ocupam nestes processos. Foi possível identificar algumas tensões no interior dos proprios documentos sobre a questão da concepção e dos procedimentos para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças e o enfraquecimento de um posicionamento curricular que defende, incondicionalmente, a participação das crianças nos processos que se vinculam à sua educação.

 

Biografia do Autor

Adilson de Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Professor no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED-UDESC, onde coordena o Laboratório de Educação e Infância – LABOREI e o Coletivo Ciranda Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas. 

Referências

BATISTA, Rosa. A rotina do dia a dia da creche: entre o proposto e o vivido. Florianópolis, SC. Dissertação (Mestrado em educação) Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 7 de abril de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 13 abr. 1999.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 dez. 2009.
CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infanti?. In: Revista Eletrônica PERSPECTNA. Florianópolis, n. 17, n. Especial, p. 11 - 21, jul./dez. 1999, p. 11-22.
Dahlberg, Gunilla; Moss, Peter; Pence, Alan (2003). Qualidade na Educação da Primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre. Artes Médicas.
DE ANGELO, Adilson. Educação Infantil e currículo: contribuições freirianas ao debate. In: Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 113-125, 2012.
MOSS, Peter. Reconceitualizando a infância: crianças, instituições e profissionais. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 235-248.
ROCHA, E. A. C. Diretrizes Educacionais-Pedagógicas para a Educação Infantil In: Diretrizes educacionais pedagógicas para educação infantil / Prefeitura Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação. – Florianópolis: Prelo Gráfica& Editora Ltda., 2010. P. 12.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas públicas e participação infantil. In Educação, Sociedade & Culturas, nº 2. Porto: Edições Afrontamento Lda.2007. p.183-206
SARMENTO, Manuel Jacinto. Para uma agenda da educação da infância em tempo integral assente nos direitos da criança. In ARAÚJO, Vânia Carvalho de (Org.). Educação Infantil em jornada de tempo integral: dilemas e perspectivas. Vitória: Edufes, 2015.
Publicado
2021-02-24