A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS (DE 2014 A 2020) SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS

Palavras-chave: Educação Sexual. Periódicos. História.

Resumo

A produção em periódicos é um recurso não só para se levantar informações, mas, é um elemento da cadeia de produção de conhecimentos em uma dada área; é o ponto auge da pesquisa com a divulgação científica do produto desenvolvido. Propicia aos demais pesquisadores(as) um “estado da arte” como também permite a crítica sobre a produção e a oportunidade de novas investigações. Desta forma, o recorte temporal, práticas de inclusão e exclusão de critérios são a forma de produção mais aplicada. O objetivo desta pesquisa é encontrar em periódicos brasileiros, no período de 2014 a 2020, a história da Educação Sexual no Brasil. Trata-se uma pesquisa bibliográfica e a análise dos artigos elencados são delineados a partir dos objetivos específicos do estudo, quais sejam: 1) enfoques/perspectivas históricas de produção; 2) apresentação de uma análise breve de tendências futuras para os estudos da Educação Sexual na continuidade do atual século. Conclui-se que dentre os principais enfoques/perspectivas na história da Educação Sexual no Brasil, todos, sem exceção, buscam uma reflexão e atualização no contexto atual do país; como análise futura das tendências, os periódicos indicam estudos promissores, ainda por se desenvolver. Há, portanto, nos periódicos elencados, uma história da Educação Sexual comprometida com o passado e com o presente, mas, sobretudo, com o futuro da área e sua contribuição para uma produção em sexualidade humana pautada na democracia, na cidadania e nas liberdades individuais e coletivas.

Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro , IFSP

Doutoranda em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Araraquara.

Claudionor Renato da Silva, UFG

Doutor em Educação Escolar. Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás – UFG, campus de Jataí.

Referências

BARROSO, C.; BRUSCHINI, C. Educação Sexual Debate Aberto. Petrópolis: Vozes, 1982.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. 3. ed. Londrina: Eduel, 2010.

FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDBERG, M.A.A. Educação Sexual uma proposta um desafio. São Paulo: Cortez, 1984.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. (9ª. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

NUNES, C. A. Desvendando a sexualidade. Campinas, SP, Papirus, 1987.

POBLACIÓN, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; RAMOS, Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa; FUNARO, Vânia Martins Bueno de Oliveira. Revistas científicas: dos processos tradicionais às perspectivas alternativas de comunicação. Cotia: Ateliê Editorial, 2011.

RIBEIRO, P. R.M. Educação Sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v.20, n.2, 1995. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721 >. Acesso em 13 out. 2020.

TENOPIR, C.; KING, D. W. A importância dos periódicos para o trabalho científico. Revista da Biblioteconomia de Brasilia, v.25, n.1, p.15-26, 2001. Disponível em: < https://brapci.inf.br/index.php/res/v/70824 >. Acesso em 13 out. 2020.

WEREBE, M. J. G. Sexualidade, Política e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

ZIMAN, J. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979

Publicado
2021-02-10