REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO E INFÂNCIA EM ARTHUR PORCHAT DE ASSIS

Palavras-chave: Educação. Infância. Intelectuais. História Cultural.

Resumo

A cidade de Santos, entre 1889 a 1920, foi o palco de atuação de um grupo de intelectuais que se envolveu com as instituições educacionais da cidade a fim de estabelecer um projeto civilizatório. Dentre estes, Arthur Porchat de Assis obteve relevante destaque, sobretudo, por ser diretor do Instituto Escolástica Rosa e do Liceu Feminino Santista. Utilizando-se do conceito de representações sociais, concebido por Roger Chartier, este artigo tem por objetivo analisar as ideias de educação e infância presentes na obra “Eduquemos” (1915), um manual para formação de professores de sua autoria. Demonstrou-se que, a obra analisada está referenciada no darwinismo e em teorias raciais para a formação de corpos perfeitos. Além disso, para o autor, a educação intelectual e moral se fundamenta na teoria positivista de Comte, observando as fases do desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Bruno Bortoloto Carmo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Católica de Santos (2010), atualmente sou Pesquisador e Historiador do Museu do Café, em Santos.

Luiz Henrique Portela Faria, Universidade Católica de Santos

Doutorando em Educação (UNISANTOS). Professor convidado da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marina Tucunduva Bittencourt Porto Vieira, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação (USP). Docente do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas na Universidade Católica de Santos.

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Publicado
2021-04-29