MÚSICA, PATRIMÔNIO E FORMAÇÃO DE OUVINTES

Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Formação de Ouvintes. Formação de Professores.

Resumo

Trata-se de relato de experiência, ocorrida entre 2016 e 2019, envolvendo alunas de Pedagogia de uma universidade pública, no Rio de Janeiro. Ao demandar a necessidade de ampliação do referencial musical das crianças das escolas de estágio supervisionado, percebeu-se que as próprias estudantes, futuras professoras, também tinham seus referenciais restritos, limitando-se à fruição do que a indústria cultural oferece às camadas subalternizadas. Percebeu-se que elas não utilizavam os dispositivos culturais da cidade, em especial as salas de concerto. Diante disso, organizou-se a familiarização dessas estudantes, primeiramente por meio de ensaios abertos e, posteriormente, concertos nos espaços patrimoniais da cidade, em especial o Theatro Municipal, ícone da arquitetura neoclássica, referência para música e dança. Essa experiência demonstrou que sem familiarizar as futuras professoras com os espaços do patrimônio cultural, torna-se pouco provável que as mesmas, ao se iniciarem na vida profissional, consigam ampliar os referenciais culturais de seus próprios alunos.

Biografia do Autor

Monique Andries Nogueira, UFRJ

Doutora em Educação (USP). Professora do PPGE/UFRJ, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Arte e Cultura (GECULT). 

Referências

ADORNO, T. W. O fetichismo da música e a regressão da audição. Coleção Os Pensadores. 2ª ed. São Paulo: Itaú Cultural, 1983.
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
ADORNO, T. W. Introdução à sociologia da música. São Paulo: Unesp, 2011.
ARAÚJO, C. M. e OLIVEIRA, M. C. S. L. Contribuições de Bourdieu ao tema do desenvolvimento adolescente em contexto institucional socioeducativo. Pesquisas e Práticas Psicossociais. São João del-Rei, julho/dezembro/2014.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.
NOGUEIRA, M. A. A formação cultural de professores ou a arte da fuga. Goiânia: UFG, 2008.
SNYDERS, G. A escola pode ensinar as alegrias da música? São Paulo: Cortez, 1992.
Publicado
2021-04-14