UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE SERRAGEM DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA FABRICAÇÃO DE PEÇAS INTERTRAVADAS DE CONCRETO

Palavras-chave: Concreto sustentável. Reutilização. Mármore. Granito. Beneficiamento.

Resumo

Os resíduos sólidos gerados pelo homem são constantemente problema enfrentado pela sociedade, o setor de rochas ornamentais produz toneladas de resíduos anualmente durante seus processos de beneficiamento, e reintegrar esses resíduos na cadeia produtiva traz uma alternativa para amenizar os impactos gerados pela indústria. Portanto, o estudo desenvolvido propõe o uso o Resíduo de Serragem de Rocha Ornamental (RSRO) para produção de peças intertravadas de concreto, utilizadas na pavimentação, que atendam a legislação vigente, incentivando a adoção do material em seu processo produtivo. A pesquisa utilizou a matéria-prima reciclada na substituição parcial do aglomerante convencional, nos teores de 0, 4, 8 e 12% em massa, avaliando-se o comportamento mediante o uso de aditivos em duas curas distintas: por imersão e aspersão. O uso do RSRO teve aumento na resistência para os traços com 8 e 12% de substituição, para aqueles que foram submetidos a imersão e não foi feito o uso de aditivos, para o restante houve um leve decrescimento, porém, manteve a resistência determinada pela norma. O uso do aditivo com a diminuição da água obteve resultados inferiores aos que não o utilizaram. As diferentes curas alcançaram resultados semelhantes, porém os traços com aditivo decaíram muito para a aspersão.

Biografia do Autor

Antonio Rafael de Souza Alves Bôsso, Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica

Doutor em Química pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestrado na área de Física da matéria condensada - Ciências dos Materiais pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Ministra disciplinas de Cálculo, de Física e de Estatística, e está realizando aplicações da estatística e de planejamentos de experimentos para realização de pesquisas na área da Engenharia Civil usando resíduos sólidos.

Aline Araújo Sopran, Universidade Católica - UniCatólica

Engenheira Civil, UniCatólica. 

Caroline Knopf dos Santos, Universidade Católica - UniCatólica

Engenheira Civil, UniCatólica. 

Roberta Paula Medeiros Silva, Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica

Mestre em mecânica das estruturas pelo GECON da Universidade Federal de Goiás, com pesquisa experimental/analítica voltada ao comportamento de lajes alveolares. Atuou como engenheira calculista no Caetano Projetos Estruturais, com atividades voltadas para concepção, dimensionamento e detalhamento de estruturas em concreto armado, análise numérica de estruturas, fundações de pequeno porte, reparo e reforço estrutural. O título de bacharel em engenharia civil obtido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 2012. Graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás em 2009, além do curso técnico em Agrimensura.

Adriano dos Guimarães de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutorado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2019).  Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO.

Paulo dos Santos Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutor em Química pela UFU. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais - USP São Carlos. Bacharel em Química pelo Instituto de Química - USP São Carlos. 

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9781 – Peças de concreto para pavimentação - Especificação. Rio de Janeiro, 2013. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 11578 - Cimento Portland Composto. Rio de Janeiro, 1991.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15012 - Rochas para revestimentos de edificações - Terminologias, 2013.

ALENCAR, Carlos Rubens Araujo. Manual de caracterização, aplicação, uso e manutenção das principais rochas comerciais no Espírito Santo: rochas ornamentais. Cachoeiro de Itapemirim: IEL, 2013.

BRASIL. Departamento Nacional de Produção Mineral. Sumário Mineral. Coords. LIMA, Thiers Muniz; NEVES, Carlos Augusto Ramos. Brasília: DNPM, 2017.

CALMON, João Luiz et al. Aproveitamento do resíduo de corte de granito para a produção de argamassas de assentamento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA AS ARGAMASSAS, 2.,1997, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 1997. p. 64-75

FALCÃO, P. I.; STELLIN JÚNIOR, A. Utilização de finos de serrarias do Espírito Santo nas indústrias de construção civil. In: Jornadas IBERMAC Materiais de construção. Anais. Madri/Espanha, 2001

GONÇALVES, Jardel Pereira. Utilização do resíduo de corte de granito (RCG) como adição para a produção de concretos. 2000, 135f. Dissertação (Pós-graduação 25 em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: Teoria e Aplicações. Tradução de Teresa Cristina Padilha de Souza. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

MOURA, Washington A.; GONÇALVES, Jardel P., LEITE, Rôneison da Silva. Utilização do resíduo de corte de mármore e granito em argamassas para revestimento e confecção de lajotas para piso. Revista Sitientibus, Feira de Santana, v.26, p.49 - 62, 2002.

NANNI, L.F.; RIBEIRO, J.L., (1991). Planejamento e avaliação de experimentos. Caderno de Engenharia 17/87, 2a ed., CPGEC/UFRGS, Porto Alegre, Brasil.

PEDROSO, F. L.: Concreto: material construtivo mais consumido no mundo. Revista Concreto & Construções. Ano XXXVII, nº 53. São Paulo, 2009

PEIXOTO, Eduardo Motta Alves. Silício. Revista Química nova na escola. Novembro, n°14, São Paulo, 2001.

ROCHA, Cezar Henrique Barra; SOUSA, José Gonçalves. Análise ambiental do processo de extração e beneficiamento de rochas ornamentais com vistas a uma produção mais limpa: aplicação Cachoeiro de Itapemirim – ES. 2010, 17f. Artigo científico - ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, 2010.

Publicado
2021-10-18