POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM TEATRO NO PROGRAMA PARFOR: CONQUISTAS E DESAFIOS

  • Adriana dos Reis Martins, Br Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Karylleila dos Santos Andrade, Br Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Roseli Bodnar Universidade Federal do Tocantins - UFT/ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o Ensino de Artes a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Procuramos pensar no profissional responsável por esse ensino, e em como a Legislação prevê sua formação. Por fim, nos dirigimos para o Estado do Tocantins, o qual se torna nossa fonte de análise das políticas públicas elaboradas para a criação do curso de Arte na linguagem do Teatro - modalidade PARFOR, da Universidade Federal do Tocantins - UFT. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, busca-se compreender a relação teoria e prática na formação do professor de Artes-Teatro e a influência dessas experiências no ato educativo e interdisciplinar desse profissional em suas ações pedagógicas. As reflexões apresentadas permitem concluir que pensar sobre nossas práticas, implica num trabalho contínuo e de crescimento que pode influenciar no fazer pedagógico do professor, em suas atividades em sala de aula.

Biografia do Autor

Adriana dos Reis Martins, Br, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora Assistente do curso de Artes da Universidade Federal do Tocantins, atuando como professora de estágio supervisionado, tendo como pesquisa a formação de professores para educação básica .Atualmente é doutoranda em Artes (UNESP/UFT). É pesquisadora da área de Currículo e Política para o ensino de artes, tendo uma das linhas de pesquisa o ensino de Artes na Educação Básica. Participa do grupo de pesquisa Observatório do Ensino das Artes no Tocantins e Grupo de Pesquisa Práxis estudo das licenciaturas.

Karylleila dos Santos Andrade, Br, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É professora. associada II da Universidade Federal do Tocantins e atua nos programas de pós-graduação em Letras, câmpus de Araguaína e de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudo do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: onomástica/toponímia, etnolinguistica e temáticas do léxico voltadas ao ensino. É Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.

 

Roseli Bodnar, Universidade Federal do Tocantins - UFT/ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Graduação em Letras, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Publicado
2018-12-07