AS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NA CONVIVÊNCIA COM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Palavras-chave: Inclusão Compreensiva. Convivência. Pesquisa-ação. Formação. Deficiência.

Resumo

Este artigo buscou analisar as práticas de inclusão na convivência de sujeitos com deficiência. A discussão baseou-se nos aportes teóricos da Diversidade e Inclusão. Foram experiências formativas realizadas pelo Grupo de Pesquisa PROGEI da Universidade do Estado da Bahia, tendo como método a Pesquisa-ação. Esta ação foi financiada pelo Edital PROEXT e foi possível formar 582 pessoas. As ações realizadas pelo PROGEI apresentam-se aqui como propulsoras para entender a inclusão, estabelecendo vínculos que devem coexistir, como respeito a diversidade humana. As formações fizeram com que as diversidades fossem apresentadas e aceitas e que as práticas de inclusão fossem naturalizadas, tendo como princípio a Inclusão Compreensiva.

Biografia do Autor

Patricia Carla da Hora Correia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação (UFBA-Bahia), Mestre em Educação Especial (CELAEE-Cuba/UEFS-Bahia) e Pedagoga (FEBA-Bahia). Professora da Universidade do Estado da Bahia/UNEB e líder do PROGEI/UNEB. 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência