QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DE ENSINO

  • Márcio Evaristo Beltrão Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria de Barros Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este artigo objetiva argumentar acerca da importância das/os docentes da educação básica terem um posicionamento queer em suas práticas pedagógicas e de trabalharem questões de gênero e sexualidade em suas aulas, a fim de desestabilizar a compreensão binária sobre identidades de gênero e sexuais que permeia nossa sociedade. Ademais, busca sugerir atividades propícias para que tais discussões ocorram em todos os níveis de ensino básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, favorecendo o processo de “estranhar” o currículo escolar. Como suporte teórico, são utilizados os estudos de Junqueira (2010) e Miskolci (2014) acerca de práticas pedagógicas queer. As/os docentes têm um importante papel no processo de construção de uma consciência crítica nos discentes; contudo, é necessário que, primeiramente, as/os professoras/es possuam esse posicionamento crítico. Nessa perspectiva, a constante reflexão acerca das ações pedagógicas e do currículo apresenta-se como um caminho para que práticas mais justas e de respeito ocorram socialmente.

Biografia do Autor

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Solange M. Barros assinava Solange M. B. Papa até 2008. Pós-doutorado no Instituto de Educação - IOE (Universidade de Londres), sob a supervisão de Roy Bhaskar (2012-2013). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005). Fez estudos doutorais livres na Universidade de Lancaster (Inglaterra), sob a supervisão de Norman Fairclough (2002-2003). Docente aposentada da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre suas publicações estão os livros: Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso (Barros, S. M. Pontes Editora, 2015); Formação crítica de educadores de línguas: desejos e possibilidades (Barros, S. M. & Assis-Peterson, A.A. Pedro & João Editores: São Carlos, 2010); Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança (Papa, S. M. B. Pedro & João Editores: São Carlos, 2008). Atua como pesquisadora na área de formação crítica de professores, análise crítica do discurso e realismo crítico. É membro do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades (CNPq), da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de Análise de Discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Conselho Consultivo da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB). Presidente do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), biênio (2012-2014). Membro do conselho editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS).

Publicado
2017-12-13