QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS DE ENSINO
Resumo
Este artigo objetiva argumentar acerca da importância das/os docentes da educação básica terem um posicionamento queer em suas práticas pedagógicas e de trabalharem questões de gênero e sexualidade em suas aulas, a fim de desestabilizar a compreensão binária sobre identidades de gênero e sexuais que permeia nossa sociedade. Ademais, busca sugerir atividades propícias para que tais discussões ocorram em todos os níveis de ensino básico, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, favorecendo o processo de “estranhar” o currículo escolar. Como suporte teórico, são utilizados os estudos de Junqueira (2010) e Miskolci (2014) acerca de práticas pedagógicas queer. As/os docentes têm um importante papel no processo de construção de uma consciência crítica nos discentes; contudo, é necessário que, primeiramente, as/os professoras/es possuam esse posicionamento crítico. Nessa perspectiva, a constante reflexão acerca das ações pedagógicas e do currículo apresenta-se como um caminho para que práticas mais justas e de respeito ocorram socialmente.
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