SUJEITOS DA EJA, CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS E A ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO PRÁTICO PRODUZIDOS NO COTIDIANO

Palavras-chave: EJA. Matemática. Concepções Matemática. Etnomatemática.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no ano de 2019, a qual seu enfoque está pautado em analisar as concepções matemáticas de alunas da EJA, considerando as relações entre o conhecimento científico e o conhecimento prático produzidos em seu cotidiano. A metodologia utilizada tomou uma abordagem qualitativa de base interpretativa, em que foram realizadas as análises sobre as falas das alunas através do método História de Vida, bem como uma pesquisa bibliográfica. Foi fundamentado nos pesquisadores: D’Ambrósio (2013), Moura (1999), Arroyo (2017), dentre outros. A análise mostrou que as concepções matemática dos sujeitos da EJA estão relacionadas a necessidade de uso em práticas cotidianas desvelando-se em Etnomatemáticas, bem como, a importância de articular a Matemática escolar com a Matemática da Vida nas aulas de matemática.

Biografia do Autor

Leila Carla dos Santos Quaresma, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra pelo Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática(PPGECIM-2021) pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora em Educação Matemática, especificamente, sobre a abordagem Etnomatemática. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas(2016).

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professor na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática. 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos