RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2010 – 2019)
Resumo
A responsabilidade social da educação superior, pode ser vista como um componente ou forma de atuação das instituições de ensino superior, considerando-se tanto aspectos internos quanto externos destas organizações. O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a produção científica brasileira voltada ao tema em foco. Para tal, realizou-se em estudo bibliométrico a partir de artigos publicados em revistas científicas, entre 2010 e 2019. Verificou-se um considerável interesse pelo tema por parte da comunidade acadêmica no país, principalmente de pesquisadores vinculados a instituições públicas federais e a privadas (sem fins lucrativos), respectivamente. Percebeu-se um esforço da comunidade científica nacional, em discutir a essência da responsabilidade social da educação superior, com vistas a contribuir à qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, entre outros aspectos. Notou-se, também, a ausência de pesquisas em sua função aplicada, de modo que se sugere a realização deste tipo de investigação em estudos futuros.
Referências
ARAÚJO, Carlos A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
ARTIGARRAGA, Eugenio; EIZAGIRRE, Andoni. El reto de la terceira misión: uma visión desde Mondragon Unibertsitatea. La Cuestión Universitaria, n. 9, p. 74-87, 2017.
BIRCH, Kean; PEACOCK, Mark; WELLEN, Richard, HOSSEIN, Caroline Shenaz; SCOTT, Sonia; SALAZAR, Alberto. Corporate responsibility. In BIRCH, Kean et al. (Eds.). Business and Society: A critical introduction. London, UK: Zed Books, 2017.
BLOWFIELD, Michael; MURRAY, Alan. Corporate responsibility: A critical introduction. New York, NY: Oxford University Press, 2008.
BRAGA, Gilda Maria. Relações bibliométricas entre a frente de pesquisa (Research Front) e revisões da literatura: estudo aplicado à Ciência da Informação. Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 9-26, 1973.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 abr. 2004.
BRASIL. MEC; CNE/CES. Resolução nº 3, de 14 de outubro de 2010. Regulamenta o Art. 52 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dispõe sobre normas e procedimentos para credenciamento e recredenciamento de universidades do Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de outubro de 2010.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Responsabilidade social: desafios à gestão universitária. Estudos, v.23, n.34, p.13-27, 2005.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio; PESSANHA, João Alexandre Onoda; SOARES, Vera Lúcia Pena Cordeiro. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã, 2007
CALDERÓN, Adolfo Ignacio; PEDRO, Rodrigo Fornalski; VARGAS, Maria Caroline. Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco. Interface – Comunic., Saude, Educ., v. 15, n. 39, p. 1185-98, out./dez. 2011.
CALDERÓN, Adolfo Ignacio; GOMES, Cleber Fernando; BORGES, Regilson Maciel. Social responsibility of higher education: Mapping and thematic tendencies of Brazilian scientific production (1990-2011). Revista Brasileira de Educação, v.21, n.66, p. 653-679, jul./set. 2016.
CARROL, Archie B.; BUCHHOLTZ, Ann K. Business and Society: Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management. 9th Edition. Stamford, CT: Cengage Learning, 2015.
FOLIGNO, Adriane Zangiacomo; SILVA, Fábio Lippi; MACHADO, Michel Mott. Extensão universitária: estudo bibliométrico da produção científica brasileira (2010-2020). XV Simpósio dos Programas de Mestrado Profissional – Desafios de uma Sociedade Digital nos Sistemas Produtivos e na Educação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo – SP, Brasil, 11 a 12 de novembro, 2020.
FREEMAN, R. Edward; HARRISON, Jeffrey S.; WICKS, Andrew C.; PALMAR, Bidhan
L.; COLLE, Simone. Stakeholder theory: The state of the art. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010.
GIMENEZ, Ana Maria Nunes; GAVIRA, Muriel de Oliveira; FIGUEIREDO, Simone Pallone de; BONACELLI, Maria Beatriz Machado. Avaliação da relação universidade-sociedade: o caso da Unicamp em perspectiva nacional e internacional. Revista Debates sobre Innovación, v. 3, n. 2, p. 1-14, diciembre 2019.
HERNÁNDEZ, Carmen Monge; PENEVA, Pepa Zlateva; ARISTIZÁBAL, Alejandra Boni. Extensión universitaria y aprendizaje-servicio: Análisis de dos casos en Sudáfrica y Costa Rica desde el enfoque de las capacidades para el desarrollo humano. Revista Interamericana de Educación de Adultos, año 41, p. 110-137, ene./jun. 2019.
HIDALGO, José Felipe Ojeda. Responsabilidad social em instituciones de educación: propuesta de medición. Face – Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales, v. 19, n. 1, p. 63-77, 2019.
HOLDEN, Elizabeth. An anchor in clean water: The roles of anchor institutions in
managing Great Bay (Doctoral dissertation, TUFTS University), 2013. Available:
https://as.tufts.edu/uep/current/masters/thesis-capstone/2011-present.
KNOBEL, Marcelo. The critical role of communication in a post-truth world. International Higher Education, 100, p. 9-10, 2020.
MACHADO, Michel Mott; PRADOS, Rosália Maria Netto; MARTINO, Mariluci Alves. A extensão e a Educação Profissional e Tecnológica no Centro Paula Souza: realizações, desafios e oportunidades. In FREIRE, Emerson; VERONA, Juliana Augusta; BATISTA, Sueli Soares dos Santos (Orgs.). Educação Profissional e Tecnológica: extensão e cultura. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018.
MACHADO, Michel Mott, PRADOS, Rosália Maria Netto. As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo e a responsabilidade social no ensino superior de graduação tecnológica Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura, v. 22, p. 41-49, 2018.
MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 134-140, 1998.
MARTÍ-NOGUERA, Juan José; LICANDRO, Óscar; GAETE-QUEZADA, Ricardo. La responsabilidad social de la educación superior como bien común: concepto y desafíos. RESU – Revista de la Educación Superior, v. 47, n. 186, p. 1-22, 2018.
MARTÍ-NOGUERA, Juan José.; QUEZADA, Ricardo Gaete. Construcción de um sistema de educación superior socialmente responsable em América Latina: Avances y desafíos. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 97, p. 1-29, 2019.
JAIME, Pedro; LUCIO, F. Sociologia das organizações: conceitos, relatos e casos. São Paulo: Cengage, 2017.
OBSERVATORIO IBEROAMERICANO DE LA CIENCIA, LA TECNOLOGÍA Y LA SOCIEDAD (OCTS-OEI) y RED IBEROAMERICANA DE INDICADORES DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA (RICYT). Manual Iberoamericano de Indicadores de Vinculación de la Universidad con el Entorno Socioeconómico: Manual de Valencia. Disponível em: http://www.ricyt.org/wp-content/uploads/2017/06/files_manual_vinculacion.pdf.
PRITCHARD, Alan. Statistical bibliography or bibliometrics. Journal of Documentation, v. 25, n. 4, p. 348-349, 1969.
RENGIFO, Rosa Liduvina Cedeño; BERMELLO, Gabriela Lourdes Vélez; MACÍAS, Jessica Fernanda Ostaíza; CEDEÑO, Kelvin Josué Solórzano. Vinculación con la sociedad: un desafío posible desde el altruismo, el compromisso y la organización. Revista San Gregorio, p. 61-67, 2018.
RIBEIRO, Raimunda da Cunha; MAGALHÃES, António M. Política de responsabilidade social da universidade: conceitos e desafios. Educação, Sociedade & Culturas, n. 42, p.133-156, 2014.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; IWAMOTO, Helga Midori; MEDEIROS, Ana Lúcia. Estudos Bibliométricos em Administração: Discutindo a Transposição de Finalidade. Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro, 2013.
TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLIi, L.M. Os desafios da atuação socialmente responsável. In HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, L.M. (Orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 369-379, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).