A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE REGRAS

Palavras-chave: Regras. Ambiente sociomoral. Desenvolvimento moral.

Resumo

Estudos sobre o desenvolvimento moral infantil de Jean Piaget no início da década de 1930 já explicitavam a importância da participação das crianças na construção de regras para o desenvolvimento da moralidade. Pensando nisso, investigamos as percepções de 1.031 alunos e 58 professores dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas, sobre regras escolares. O objetivo geral foi investigar a participação dos estudantes na elaboração, cumprimento e conhecimento das regras. O método adotado foi do tipo descritivo e a natureza dos dados é quantitativa e correlacional. Os instrumentos são questionários compostos por itens que avaliam as percepções dos sujeitos a respeito de dimensões que constituem o clima escolar. Neste estudo nos atemos à alguns itens da dimensão “Regras, sanções e segurança na escola” do instrumento. Concluímos que as escolas investigadas raramente possibilitam a participação dos estudantes na elaboração das regras, como consequência eles não as compreendem e não as cumprem.

Biografia do Autor

Andressa Carolina Scandelai Parra, UNESP/ IBILCE

Pedagoga e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista –IBILCE/UNESP; Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP; atua como professora da rede pública municipal de Ensino Fundamental de Bálsamo.

Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, UNESP/ ibilce

Psicóloga e Doutora em Educação pela UNESP, Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – IBILCE/UNESP.

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Publicado
2021-05-04