APLICAÇÃO DO PROJECT MODEL CANVAS EM AUXÍLIO AO PAISAGISMO URBANO
Resumo
Os jardins e espaços verdes ganharam cada vez mais importância na vida cotidiana pós-moderna, mas quando o planejamento é mal executado o resultado almejado muitas vezes acaba saindo de forma inadequada causando diversos prejuízos e frustrações. Logo, surge a ferramenta “Project Model Canvas” como alternativa lógica de método de planejamento com fácil entendimento e aplicação trazendo ao indivíduo sem conhecimentos na área de gestão de projetos uma alternativa de aprendizado funcional. O presente trabalho buscou estudar os hábitos de preparação e as principais dúvidas da população antes de iniciar um projeto paisagístico, para desta forma construir um modelo de planejamento de projetos que elucidasse caminhos a serem adotados tanto em empreendimentos de cunho doméstico como aqueles adotados pela própria comunidade local. O modelo gerado contribuiu atendendo a demanda por uma ferramenta de projetos aplicável a contextos distintos, ostentando informações valiosas a serem consideradas durante a imprescindível etapa intitulada como planejamento.
Referências
CHITWOOD, Sally. Cosmética Natural. São Paulo: Global,1983.
FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project Model Canvas. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2013.
LEENHARDT, Jacques. Nos Jardins De Burle Marx. São Paulo: Ed. Perspectiva S.A, 2006.
LEVITIN, Daniel J. A mente organizada: Como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
LOBODA, Carlos Roberto; DE ANGELIS, Bruno Luiz Domingues. Áreas verdes públicas urbanas: conceitos, usos e funções. Ambiência, v. 1, n. 1, p. 125-139, 2005.
MAGNOLI, Miranda Martinelli. O parque no desenho urbano. Paisagem ambiente, n. 21, p. 199-213, 2006.
MASCARÓ, Lucía Raffo; MASCARÓ, Juan Luís. Vegetação Urbana. Porto Alegre: Masquatro, 2010.
REIS, Thiago. Guia Definitivo do Project Model Canvas. São Paulo: Project Builder, 2014. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).