AÇÕES EXTENSIONISTAS NO MÉDIO SERTÃO ALAGOANO E A FORMAÇÃO DOCENTE: DEBATES INSURGENTES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA

Palavras-chave: Ações extensionistas. Curso de Pedagogia. Relações Étnico-raciais. Formação de Pedagogos.

Resumo

Este trabalho se propõe a problematizar como a Universidade Estadual de Alagoas, Campus II, localizada no Médio Sertão Alagoano, na cidade de Santana do Ipanema/AL, tem contribuído na formação de pedagogos e pedagogas mais sensíveis às Relações Étnico-raciais. Nosso foco são as narrativas dos/as estudantes do Curso de Pedagogia, do referido município, que estavam à época inseridos/as em ações extensionistas, e que abordavam conteúdos e temas de afirmação identitária e consciência negra, considerando todas as contribuições da cultura afro-brasileira na formação do País, conforme preconizam a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008. A partir da perspectiva exposta, iremos apresentar narrativas dos/as estudantes acerca das experiências vivenciadas nas Ações de Extensão do Projeto: Escola Quilombola, Currículo, Identidades e Diversidades, entre os anos de 2018-2019. O estudo envolveu estudantes e professores/pesquisadores do Ensino Superior. Como metodologia, utilizou-se o excerto de um corpus coletado por meio de uma pesquisa qualitativa, baseada em pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Karla de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

 

 

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Publicado
2022-08-09
Seção
Artigos