METODOLOGIAS ATIVAS, PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO E OUTRAS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO NA ATUALIDADE
Resumo
O protagonismo infantojuvenil tem sido a marca do fazer pedagógico contemporâneo, frente ao uso das tecnologias da informação e da comunicação constantemente presentes no seu cotidiano e dos seus familiares, sendo cada vez mais cedo o seu ingresso neste universo. Desse modo, objetiva-se analisar o atual contexto escolar quando nos referimos ao ensino-aprendizado de crianças e adolescentes, bem como a formação docente diante dessas transformações cotidianas, o respeito porque passa os receptores deste nível de ensino e a revisão de possibilidades de aplicação de algumas tendências pedagógicas atuais e políticas educacionais vigentes, baseadas nos pressupostos do desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes e na educação defendida por pensadores contemporâneos e nas concepções acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino e à aprendizagem na era das tecnologias digitais. Serão adotados os métodos filosófico e sociológico por se utilizar da revisão bibliográfica, inicialmente e, apresentar possibilidades de aplicação no cotidiano da sala de aula, após análise e adequação a realidade do seu entorno e da sociedade em que está inserida. Espera-se contribuir com as mudanças necessárias que a atualidade em prol de uma Nação mais justa e equitativa, além de um Planeta melhor para se viver.
Referências
BRASIL.MEC.CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. BNC-Formação, competência geral docente nº 9, p.13, 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 08 dez 2020.
FLEITH, Denise de Souza. O Papel da Criatividade na Educação do Século XXI. In: Guias Temáticos - Instituto Ayrton Senna. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/guiacpc/o-papel-da-criatividade-na-educacao-do-seculo-xxi-por-denise-de-souza-fleith.pdf. 2019. Acesso em 03 dez 2020;
GONZÁLEZ PECOTCHE, Carlos Bernardo. Introdução ao conhecimento logosófico. - 3. ed. - São Paulo : Fundação Logosófica, 2011.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais: amabilidade. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2020.
LEITE, Bruno Silva. Aprendizagem tecnológica ativa. In: Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 580–609, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8652160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652160. Acesso em: 18 dez. 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: ed. Cortez,1994.
MADEIRO, Carlos - Mortes de negros por violência física crescem 59% em 8 anos no Brasil. In: Notícias UOL. Disponível em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/21/morte-de-pessoas-negras-por-violencia-fisica-cresce-59-em-8-anos-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 15 dez 2020;
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá: 5ª Ed, Campinas: Editora Papirus, 2012.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21ª Ed, Campinas: Editora Papirus, 2013.
NARDI, Bruno. Conhecimento, habilidade e atitude para melhorar a gestão de pessoas. In: Excel Solução: Planilhas e Soluções Empresariais. Disponível em: https://excelsolucao.com.br/blog-empresarial/conhecimento-habilidade-e-atitude-para-melhorar-gestao-pessoas/. Acesso em: 18 dez 2020;
NOAM, Chomsky. A minoria prospera e a multidão inquieta. 2º ed. Brasília: Editora da UnB, 1999;
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000;
RÁDIO BRASIL ATUAL. Índice de feminicídio aumenta em 2020, e mulheres negras são as principais vítimas. Redação RBA. Disponível em https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2020/09/feminicidio-2020-mulheres-negras/#google_vignette. Acesso em 15 dez 2020;
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
VINCENT-LANCRIN, Stéphan (org.). Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola. GONZÁLEZ-SANCHO, Carlos; BOUCKAERT, Mathias; DE LUCA, Federico; FERNÁNDEZ-BARRERA, Meritxell; JACOTIN, Gwénaël; URGEL, Joaquin; VIDAL, Quentin. São Paulo: Fundação Santillana, 2020.
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).