METODOLOGIAS ATIVAS, PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO E OUTRAS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO NA ATUALIDADE

Palavras-chave: Escolas criativas. Criatividade e Pensamento Crítico. Prática de ensino-aprendizagem. Educação contemporânea. Mediação por TIC’s.

Resumo

O protagonismo infantojuvenil tem sido a marca do fazer pedagógico contemporâneo, frente ao uso das tecnologias da informação e da comunicação constantemente presentes no seu cotidiano e dos seus familiares, sendo cada vez mais cedo o seu ingresso neste universo. Desse modo, objetiva-se analisar o atual contexto escolar quando nos referimos ao ensino-aprendizado de crianças e adolescentes, bem como a formação docente diante dessas transformações cotidianas, o respeito porque passa os receptores deste nível de ensino e a revisão de possibilidades de aplicação de algumas tendências pedagógicas atuais e políticas educacionais vigentes, baseadas nos pressupostos do desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes e na educação defendida por pensadores contemporâneos e nas concepções acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino e à aprendizagem na era das tecnologias digitais. Serão adotados os métodos filosófico e sociológico por se utilizar da revisão bibliográfica, inicialmente e, apresentar possibilidades de aplicação no cotidiano da sala de aula, após análise e adequação a realidade do seu entorno e da sociedade em que está inserida. Espera-se contribuir com as mudanças necessárias que a atualidade em prol de uma Nação mais justa e equitativa, além de um Planeta melhor para se viver.

Biografia do Autor

José Flávio da Paz, Universidade Federal de Rondônia e Universidade do Estado de Mato Grosso

Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa-UNIFAP; Bacharel em Letras: Libras-UFSC; Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas-UnB; Especialista em Psicopedagogia Institucional-UNICID; Especialista em Educação Inclusiva-UNICID; Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido-IFRN; Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira-Faculdade Futura; Especialista em Pedagogia Empresarial-Faculdade Futura; Especialista em Linguística e Formação de Leitores-Faculdade Futura; Especialista em Comunicação, Cultura Organizacional e Tecnologia-Faculdade Futura. Especialista em Metodologia do Ensino, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Faculdade Futura; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes-Faculdade Futura; Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração)-Faculdade Futura; Mestre em Letras-UNIMAR; Mestre em Estudos Literários-UNIR. Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT. Formado em Atendimento Educacional Especializado-UFSM. Docente desde 1989, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, no Ensino Médio e Superior. Desde 2005 é membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos - UERJ/CNPq e em 2016 ingressou também como membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara do Vereadores de Macapá e Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO. Atualmente é Professor do Magistério Superior das disciplinas de Língua Portuguesa e Linguística, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Bolsista do Novo Programa de Formação Doutoral Docente ? Novo Prodoutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Universidade Federal de Rondônia - UNIR. 

Ricael Spirandeli Rocha, IFMG-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Câmpus Avançado Arcos

Mestrando em Educação Tecnológica - PPGET/IFTM; Especialização em Gestão em TI – Faveni; e, em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional – UFLA; Licenciado em Computação – IFTM e bacharel em Engenharia Elétrica – Uniube.  Atualmente é professor de Educação Básica - SEE/MG. Exerce a função de tutor EAD nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e Pós-graduação em Docência - IFMG - Câmpus Arcos. Membro do GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências - linha de pesquisa "Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais" do Câmpus Uberlândia-Centro do IFTM. Trabalha como servidor efetivo da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba - CODIUB.

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Publicado
2021-07-22