GÊNESE E DEMARCAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A ESCOLA/PATRIMÔNIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RIO BRANCO

Palavras-chave: Educação Pré-Escolar no Acre. História das Instituições Escolares. Educação e Patrimônio Escolar.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de natureza historiográfica que tem como objeto de estudo o processo de institucionalização da educação pré-escolar no Acre, com destaque para a implantação do primeiro Jardim da Infância em Rio Branco, a Escola Menino Jesus. A escrita do texto toma por base periódicos que circularam entre os anos de 1936-1953 na capital acreana e em outros estados nacionais, dos quais foram extraídas informações e registros que demarcaram parte da história da educação e das instituições escolares no Acre. O estudo retrata dois momentos: o primeiro traça um breve panorama educacional, político e econômico do período entre 1930-1940 no Brasil e, especialmente, no Acre; o segundo momento destaca a constituição histórica da primeira instituição educacional para as crianças pequenas, entre os 4 a 6 anos de idade, na capital acreana. A pesquisa revela que, no Acre, assim como em outras capitais do país, a pré-escola surgiu com o objetivo de atender a um público específico. Contudo, diante do processo de redemocratização pelo qual o Brasil passou, ela ampliou seu atendimento abrangendo a população em geral. Por fim, o estudo realizado concorre para afirmar e situar a existência do Jardim de Infância Menino Jesus como símbolo e patrimônio da educação de crianças pequenas no Acre.

Biografia do Autor

Giane Lucélia Grotti, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Doutora em Educação pela UFPR, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC. 

Mark Clark Assen de Carvalho, UFAC

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Rede/EDUCANORTE. 

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Publicado
2021-04-14