PRÁTICAS DE AVALIAR NO COTIDIANO DA PRÉ-ESCOLA: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO

  • Gloria Maria L S Melo UEPB
Palavras-chave: Pré-Escola. Avaliação. Cotidiano Pedagógico.

Resumo

No presente artigo, temos o objetivo de discutir avaliação na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, a partir de dados coletados no ano de 2007, durante estudo de Pós-Graduação sobre este tema. Resgatar esses dados para análise, justifica-se pelo fato de observarmos práticas avaliativas que necessitam de revisões e ressignificações, recorrentes em realidades pedagógicas de instituições que oferecem esta etapa da educação em nosso país, o Brasil. Compreendemos que a Educação Infantil carrega sua especificidade, não apenas pela faixa etária de crianças que a constitui, mas pelas práticas pedagógicas que nelas devem ser desenvolvidas, a exemplo do acompanhamento avaliativo ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Assim, a Educação Infantil não deve ser concebida como etapa preparatória para o Ensino Fundamental, mas com função em si mesma. O estudo acima mencionado foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. O corpus foi constituído numa pré-escola de uma instituição pública, localizada na cidade de Campina Grande – PB, num período de seis meses. Crianças de 05 a 06 anos de idade e duas professoras foram os sujeitos envolvidos. Sobre avaliação da aprendizagem, buscamos respaldo em Hoffmann (1998; 2003); Romão (1998); dentre outros. Sobre a pré-escola, atualizaremos as discussões a partir de documentos legais e oficiais, a exemplo da LDB/1996, das DCNEI/2010 e da BNCC/2017, e em outros estudiosos da área. Os dados elencados para discussão evidenciam algumas inquietações, observadas em estudos que primam pelo respeito a infância e ao tempo de ser criança em instituições de Educação Infantil, a exemplo da identificação de práticas pedagógicas, em creches e pré-escolas, que apresentam considerável ênfase na exploração de conteúdos que são objetos de avaliação no ensino regular e que representam critérios para promoção de crianças. Neste sentido, essa evidência pode indicar que, no cotidiano dessas práticas, a avaliação pode denotar funções já superadas da Educação Infantil, considerando a evolução de sua história em nosso país. Por fim, esse estudo indica que a ação de avaliar apresenta-se transversal no cotidiano pedagógico da pré-escola, e é dele parte constitutiva, presente até na perspectiva da criança, que se vê envolvida com a necessidade de corresponder com as designações de tais práticas.   

Biografia do Autor

Gloria Maria L S Melo, UEPB

Doutora em Linguística (UFPB), pesquisadora, com experiência docente na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mais especificamente com a formação de professores para a Educação Infantil. Integra o Fórum de Educação Infantil da Paraíba – FEIPB, o Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita – LAFE (UFPB), e o Núcleo de Estudos em Alfabetização, em Linguagem e Matemática – NEALIM (UFPB). 

Referências

BRASIL, MEC/SEEF. Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos de idade. Brasília, DF, 2004.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pol_inf_eduinf.pdf

BRASIL, Lei Darcy Ribeiro: Lei 9.394, de 1996: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Senado Federal, 1997.
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília, DF, 2006.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes nacionais curriculares para a educação infantil. Brasília, DF, 2010.
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12579:educacao-infantil

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a universidade. Porto Alegre: Mediação, 2003.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1998.

GUIMARÃES, Célia Maria; CARDONA, Maria João; OLIVEIRA, Daniele Ramos de (Org.). Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LLEIXÁ ARRIBAS, Teresa. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar; trd. Fátima Murad 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1996.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamento e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança; trad. Manuel Campos. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos superiores; trd. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Publicado
2021-02-24