CRIANÇAS E ARTE: REPERTÓRIOS DE IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA

Palavras-chave: Educação Infantil. Arte. Releitura.

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa de doutorado na linha de formação de professores em que objetivamos analisar, sob a luz da teoria Histórico-Cultural, a presença do desenho na educação infantil. Entendemos, ao longo do processo, que, para desenhar e este ato se constituir numa forma de expressão, professoras e crianças precisavam construir repertórios artísticos e viverem momentos de fruição que lhes ampliem as bases para o desenvolvimento da imaginação e do ato criador. Um dos processos que vivemos foi a discussão sobre um projeto desenvolvido no lócus de pesquisa desde os anos 2000, chamado Mãozinha Encantada. A partir das observações e acompanhamento de quatro edições, propusemos um debate, iniciado no grupo de estudos da pesquisa e continuado nos anos seguintes, sobre o trabalho com releitura na educação infantil.

Biografia do Autor

Jocicleia Souza Printes, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação. Universidade do Estado do Amazonas.

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação. Universidade Federal do Amazonas.

Referências

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

GOMES, Marineide de Oliveira. Grupos de pesquisa/formação: potencializando o desenvolvimento profissional de educadoras de crianças pequenas. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2 ed. Porto Alegre: Zouk, 2013.

HELLER, Agnes. Sociología de la vida cotidiana. 2 ed. Barcelona: Ediciones Península, 1987.

HOLM, Anna Marie. Fazer e pensar arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2005.

LONGAREZI, Andrea Maturano; SILVA, Jorge Luiz. Pesquisa-formação: um olhar para a sua constituição conceitual e política. Contrapontos. vol. 13, n. 3, p. 214-225, set./dez. 2013.

MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. A criança, a escola e a educação estética. In: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo (org.). A escola e a educação estética. Curitiba, PR: CRV, 2015.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. Sobre a literatura e a arte. Trad. Olinto Beckerman. 3 ed. São Paulo: Global, 1986.

MELLO, Suely Amaral. A especificidade do aprender na pequena infância e o papel do/a professor/a. Amazônida. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. Ano 14, n. 1 (2009). Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.

MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade pré-escolar. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, mar. 2011. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320. Acesso em: 22.jan.2017.

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. et.al. Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 236, p. 275-298, jan./abr. 2013.

PETROVSKY, Arthur Vladimirovich. A imaginação. In LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino Desenvolvimental: antologia. Trad. Ademir Damazio. Livro 1. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017.

PILLAR, Analice Dutra. Leitura e Releitura. In: _____ (org.). A educação do olhar no ensino das artes. 8 ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

PINTO, Álvaro Vieira. O significado ideológico da pesquisa científica e a formação do pesquisador. In: _____. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

PRINTES. Jocicleia Souza. O desenho na educação infantil: perspectivas de formação de professores a partir da teoria Histórico Cultural. 2018. 290f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

SOUCY, D. Não existe expressão sem conteúdo. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, Maria Cintra da. A constituição social do desenho da criança. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas II: problemas de psicologia general. Madrid: Machado Nuevo Apredizaje, 2014.

VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 2000.

VIGOTSKI, Lev S. Teoria e método em Psicologia. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes. 1999.

ZAPORÓZHETS, A. Importancia de los períodos iniciales de la vida em la formacion de la personalidade infantil. In: DAVIDOV, V; SHUARE, M. (org.) La psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS. Moscou: Editorial Progresso, 1987.

Publicado
2021-04-29