CRIANÇAS E ARTE: REPERTÓRIOS DE IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA
Resumo
Este texto é fruto de uma pesquisa de doutorado na linha de formação de professores em que objetivamos analisar, sob a luz da teoria Histórico-Cultural, a presença do desenho na educação infantil. Entendemos, ao longo do processo, que, para desenhar e este ato se constituir numa forma de expressão, professoras e crianças precisavam construir repertórios artísticos e viverem momentos de fruição que lhes ampliem as bases para o desenvolvimento da imaginação e do ato criador. Um dos processos que vivemos foi a discussão sobre um projeto desenvolvido no lócus de pesquisa desde os anos 2000, chamado Mãozinha Encantada. A partir das observações e acompanhamento de quatro edições, propusemos um debate, iniciado no grupo de estudos da pesquisa e continuado nos anos seguintes, sobre o trabalho com releitura na educação infantil.
Referências
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
GOMES, Marineide de Oliveira. Grupos de pesquisa/formação: potencializando o desenvolvimento profissional de educadoras de crianças pequenas. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em Educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2 ed. Porto Alegre: Zouk, 2013.
HELLER, Agnes. Sociología de la vida cotidiana. 2 ed. Barcelona: Ediciones Península, 1987.
HOLM, Anna Marie. Fazer e pensar arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2005.
LONGAREZI, Andrea Maturano; SILVA, Jorge Luiz. Pesquisa-formação: um olhar para a sua constituição conceitual e política. Contrapontos. vol. 13, n. 3, p. 214-225, set./dez. 2013.
MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo. A criança, a escola e a educação estética. In: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; MARTINEZ, Andréia Pereira de Araújo (org.). A escola e a educação estética. Curitiba, PR: CRV, 2015.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MARX, K.; ENGELS, F. Sobre a literatura e a arte. Trad. Olinto Beckerman. 3 ed. São Paulo: Global, 1986.
MELLO, Suely Amaral. A especificidade do aprender na pequena infância e o papel do/a professor/a. Amazônida. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. Ano 14, n. 1 (2009). Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009.
MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade pré-escolar. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis. Caderno de Formação: formação de professores educação infantil princípios e fundamentos. Acervo digital Unesp, v. 3, p. 27-39, mar. 2011. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320. Acesso em: 22.jan.2017.
PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. et.al. Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 236, p. 275-298, jan./abr. 2013.
PETROVSKY, Arthur Vladimirovich. A imaginação. In LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino Desenvolvimental: antologia. Trad. Ademir Damazio. Livro 1. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017.
PILLAR, Analice Dutra. Leitura e Releitura. In: _____ (org.). A educação do olhar no ensino das artes. 8 ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
PINTO, Álvaro Vieira. O significado ideológico da pesquisa científica e a formação do pesquisador. In: _____. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
PRINTES. Jocicleia Souza. O desenho na educação infantil: perspectivas de formação de professores a partir da teoria Histórico Cultural. 2018. 290f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
SOUCY, D. Não existe expressão sem conteúdo. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, Maria Cintra da. A constituição social do desenho da criança. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas II: problemas de psicologia general. Madrid: Machado Nuevo Apredizaje, 2014.
VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 2000.
VIGOTSKI, Lev S. Teoria e método em Psicologia. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes. 1999.
ZAPORÓZHETS, A. Importancia de los períodos iniciales de la vida em la formacion de la personalidade infantil. In: DAVIDOV, V; SHUARE, M. (org.) La psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS. Moscou: Editorial Progresso, 1987.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).