COLECIONANDO DESENHOS E COMPREENDENDO AS CRIANÇAS: A EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAR UM ACERVO DE DESENHOS INFANTIS

Palavras-chave: Desenho infantil. Pesquisa com crianças. Memória. Infância. Coleção.

Resumo

Este trabalho representa o inventário de uma coleção de desenhos infantis produzidos em pesquisas com crianças, empreendidas pelo Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, da Universidade de Brasília. O objetivo foi reunir os desenhos que compõem cada um dos 24 trabalhos acadêmicos selecionados, por meio de uma abordagem transversal. Levando em conta que o desenho é uma atividade típica da infância, as obras foram consideradas como expressões da cultura infantil de uma época e de um lugar. A metodologia consistiu na leitura dos trabalhos, entrevistas com os pesquisadores e apreciação dos desenhos, compondo-se um quadro geral da coleção – formada por aproximadamente 1600 desenhos, produzidos entre 2001 e 2020. A maior parte é originária do Distrito Federal, mas também de outras cidades brasileiras e estrangeiras. Os temas dos desenhos foram classificados em “brincadeiras”, “imagem corporal”, “instituições e espaços formativos”, “mídias” e “educação física”.

Biografia do Autor

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Doutora em Educação, Universidade de Brasília.

Camila Aguiar Vieira, Universidade de Brasília

Graduanda em Educação Física, Universidade de Brasília.

Aldecilene Cerqueira Barreto, Universidade de Brasília

Doutora em Educação, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

Juliana de Oliveira Freire, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física, atualmente Doutoranda em Educação, ambos na Universidade de Brasília. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Pesquisadora estudante visitante na Universidade de Ottawa no Canadá. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação - Imagem e integrante do Projeto Memórias da infãncia (UnB).  

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Publicado
2021-04-29