“TENHO DIFICULDADES EM LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO”: NARRATIVAS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS
Resumo
Este artigo tem como objetivo construir uma compreensão sobre como a temática de gênero e sexualidade emerge no cotidiano escolar, considerando, para isso, a narrativa de professores/as sobre suas práticas. Tais narrativas foram produzidas durante um curso de extensão para docentes da educação básica. Os dados foram analisados à luz dos estudos de gênero e sexualidade, sobretudo dos estudos Queer e da chamada Pedagogia do Armário. Foram considerados também os referenciais que propõem o uso e a análise de narrativas como instrumentos para a formação inicial e continuada de professores/as. Os resultados apontam o caráter heteronormativo das práticas escolares, principalmente direcionados a educação de meninos, que por sua vez são criticas ou contestadas pelos docentes. Apresenta-se, ao final, reflexões sobre os desafios para uma formação inicial e continuidade de professores/es que seja sensível à diversidade, no respeito ao já estabelecido em alguns documentos que regulam ou orientação a educação brasileira.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).