“TENHO DIFICULDADES EM LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO”: NARRATIVAS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS

  • Alexandre José Cadilhe Universidade Federal de Juiz de Fora / Professor Adjunto

Resumo

Este artigo tem como objetivo construir uma compreensão sobre como a temática de gênero e sexualidade emerge no cotidiano escolar, considerando, para isso, a narrativa de professores/as sobre suas práticas. Tais narrativas foram produzidas durante um curso de extensão para docentes da educação básica. Os dados foram analisados à luz dos estudos de gênero e sexualidade, sobretudo dos estudos Queer e da chamada Pedagogia do Armário. Foram considerados também os referenciais que propõem o uso e a análise de narrativas como instrumentos para a formação inicial e continuada de professores/as. Os resultados apontam o caráter heteronormativo das práticas escolares, principalmente direcionados a educação de meninos, que por sua vez são criticas ou contestadas pelos docentes. Apresenta-se, ao final, reflexões sobre os desafios para uma formação inicial e continuidade de professores/es que seja sensível à diversidade, no respeito ao já estabelecido em alguns documentos que regulam ou orientação a educação brasileira. 

Publicado
2017-12-13
Como Citar
CADILHE, Alexandre José. “TENHO DIFICULDADES EM LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO”: NARRATIVAS, GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS. Humanidades & Inovação, [S.l.], v. 4, n. 6, dec. 2017. ISSN 2358-8322. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/483>. Acesso em: 26 may 2018.