BRINQUEDOS CIENTÍFICOS: MÁQUINAS DE BRINQUEDO OU A REVOLUÇÃO TÉCNICA PARA AS CRIANÇAS?

Palavras-chave: brinquedos científicos. educação em ciências. Infância. patrimônio científico-educativo. cultura material.

Resumo

Este artigo procura entender a história dos brinquedos científicos para a educação de crianças. É a análise dos brinquedos científicos e o que eles nos contam sobre a infância e as formas de chamá-los ao conhecimento científico. Para tanto, estuda-se a ideia de tecnologia inerentemente política a partir das pesquisas de Winner (1980) que vê as inscrições do poder nas técnicas e, ao mesmo tempo, percebe o caráter político das tecnologias em ação contextualizada. A pesquisa está ligada aos estudos com o patrimônio científico-educativo desenvolvido no Núcleo de Estudo Escolas e seus Objetos (NEO) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e apresenta uma análise pensando o trato documental dos objetos. Percebe-se que o entretenimento e a ludicidade são incorporados nos materiais para atrair a observação das crianças, mas, também se vê que os mesmos objetos possuem valores que marcam um imaginário poderoso para a ciência e a técnica no início do século XX.

Biografia do Autor

Katya Braghini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora e pesquisadora do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordena o Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO). Atualmente trabalha nos seguintes projetos "Localização e reconhecimento do patrimônio científico educativo na cidade de São Paulo - Fase 1 (1846 - 1933)" em parceria com o Centro de Referência Mario Covas (CRE) e "Museus Tecnológicos: mercado, ciências e ensino (1890-1940)" em parceria com o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC-Madrid). Este artigo é produção financiada pelo Programa PEPG de Excelência (PEPG-Ex) da PUC-SP.  

Referências

AIRD, Maitê Custódio Rios. O Jardim da Infância Público anexo à Escola Normal da Praça: um estudo sobre o gênero (1896-1926). Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015, 156p.

AL-GAILANI, Salim. “Magic, Science na masculinity: marketing toys chemistry sets”. Studies and History and Philosofy of Science. Oxford; New York: Pergamon. Part A 40 (4) pp. 372-28, Decembre, 2009.

ATOZANO, Manuel. Recordando a Von Guericke: El Parque de las Ciencias repite el experimento de Magdeburgo que demostró la existencia de la presión atmosférica. El Pais, 07/09/2005. Disponível em: https://elpais.com/diario/2005/09/08/andalucia/1126131739_850215.html Acessado em 13/11/2020.

BARTHES, Roland. Brinquedos. In: Mitologias. São Paulo: Diefel.1982.

Bertomeu Sánchez, J. R., & García Belmar, A. (Eds.). Abriendo las Cajas Negras Colección de instrumentos científicos de la Universitat de Valencia. Valencia: Universıtad de Valencia, 2002.

BRAGHINI, Katya M. Z. Scientific toys: male dominance in representations about Science. 9th International Conference of the European Society for the History of Science (ESHS). Anais Visual, material and sensory cultures of science
Bologna, 31st of August -3rd of September, 2020 Disponível em:https://sites.google.com/view/eshsbologna2020/program/final-program#h.3tfhu73p25q1 Acessado em 02/09/2020.

BRAGHINI, Katya M. Z.. Scientific demonstration classes and the teaching of observation. Revista Brasileira de História da Educação, v. 17, n. 2 (45), p. 208-234, abril/junho 2017.

BRAGHINI, Katya M. Z., PEDRO, Ricardo Tomasiello, PIÑAS, Raquel Q. Base de dados de objetos científicos: Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo. São Paulo, 2019, nº do exemplar. Disponível em: https://biblioteca.grupomarista.org.br/pergamum/biblioteca/index.php?id=memorial. Acessado em 08/12/2020

GUIJARRO MORA, Víctor. DE LA LASTRA, Leonor González. La comprensión cultural de la tecnologia. Uma introducción histórica. Madrid: Editorial Universitas, 2015.

HEERING, Peter. Tools for investigation, tools for instruction: potential transformations of instruments in the transfer from research to teaching. In P. Heering, & R. Wittje (Eds.), Learning by doing, experiments and instruments in the history of science teaching. Stuttgart, DE: Franz Steiner Verlag, 2011, p. 15-30.

INOVEE (Centro de Inovação em Eficiência Energética). Mecânica: Hemisfério de Magdeburg. Disponível em https://www.feg.unesp.br/#!/pesquisa/grupos-de-pesquisa/inovee/projetos/lab-incognita/show-de-energia/hemisferio-de-magdburg/ Acessado em 04/12/2020

KAHN, Pierre. La Leçon de Choses. Naissance de l’enseignement des sciences à l’école primaire. Villeneuve d’Áscq Cédex: Presses Univeristaires du Septentrion, 2002.

KAHN, Pierre. Lições de coisas e ensino das ciências na França no fim do século 19: contribuição a uma história da cultura. História da Educação [Online] Porto Alegre v. 18 nº 43 Maio/ago. 2014 p. 183-201

KEENE, Melanie. “Every Boy & Girl a Scientist” Instruments for Children in Interwar Britain. Isis, vol. 98 (2), p.266–289, 2007.

KREMER, Richard. Reforming American Physics Pedagogy in the 1880s: Introducing ‘Learnin by doing’ via Student Laboratory Exercises’. In: P. Heering & R. Wittje (Ed.), Learning by doing, experiments and instruments in the history of science teaching. p. 243-280. Stuttgart, DE: Franz Steiner Verlag, 2011.

LAFUENTE, Antonio et ali. Las dos orilla de la ciencia. La traza públca e imperial de la Ilustración española. Madrid: Marcial Pons Ediciones de Historia S. A. Fundación Jorge Juan, 2012.

MAGALHÃES, Agnaldo Gomes de. Mesmo nas trevas, luz. Departamento de Física. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) [s.d.].
Disponível em https://www.fisica.ufmg.br/biblioteca/projetos/ciencia-na-biblioteca/faca-voce-mesmo/disco-de-newton/ Acessado em 12/09/2020

NIETO-GALAN, A. Los públicos de la ciencia: experts y profanos a través de la historia. Madrid, ES: Marcial Pons Ediciones de Historia, 2011.

REIF-ACHERMAN, Simón. Juguetes como instrumentos de enseñanza en ingeniería: El caso del pájaro bebedor. Ingeniería y Competitividad, v.15, nº. 1, p. 151 – 160, 2013.

VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as Lições de Coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método intuitivo de ensino. São Paulo: Autores Associados, 2004.

VAN HELDEN, Albert e HANKINS, Thomas. Introduction: Instruments in the History of Science. Osiris. Chicago: The University of Chicago Press, vol. 9, p. 1-6, 1994.

VENAYRE, Sylvain. Os valores viris da viagem. In. CORBIN, Jean Jacques Courtine, VIGARELLO, Georges (dir.) História da Virilidade. O triunfo da virilidade: o século XIX. Petrópolis: Vozes, 2013.

WINNER, Langdon Do Artifacts Have Politics? Modern Technology: Problem or Opportunity? Daedalus, The MIT Press on behalf of American Academy of Arts & Sciences, v. 109, nº. 1, p. 121-136, 1980.
Publicado
2021-04-14