INFÂNCIA E JUVENTUDE NEGRA, AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS NOTAS PARA REFLETIR

Palavras-chave: Educação Básica. Ação Afirmativa. Juventude. Infância.

Resumo

O trabalho reúne a experiência de um projeto unificado, interinstitucional, chamado OBSERVAASUL, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que expande sua compreensão de pesquisa ao estabelecer uma relação de proximidade entre o universo acadêmico, escolas e comunidades. Compreende-se a necessidade em valorar o processo de formação identitária de crianças e jovens negras na educação básica, de modo que estas consigam ressignificar espaços de poder a partir de uma compreensão positivada e fortalecida de si mesmas. Neste texto, será apresentado, como notas potentes e anunciativas, um conjunto de experiências invisibilizadas e estigmatizadas que fazem parte de uma pesquisa exploratória. O trabalho evidencia como resultado a importância da relação entre ações afirmativas, educação básica e comunidades.

Biografia do Autor

Georgina Helena Lima Nunes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul, professora na Universidade Federal de Pelotas. 

Referências

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Publicado
2022-05-12