AS CRIANÇAS ENQUANTO SUJEITOS HISTÓRICOS E SUA PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE:: ANÁLISE DAS CARTAS ENVIADAS AO MUSEU NACIONAL APÓS O SEU INCÊNDIO

Palavras-chave: Infância. Museu. História. Museu Nacional.

Resumo

Este artigo busca fazer uma análise das cartas produzidas por crianças e enviadas ao Museu Nacional logo após o incêndio ocorrido no dia 02 de setembro de 2018. Considerado a mais antiga instituição científica do Brasil, o Museu Nacional foi fundado por Dom João VI em 1818 e contava com grande acervo de ciências naturais e antropológica. As cartas foram enviadas por crianças de diferentes regiões do Brasil e trazem registradas diferentes olhares sobre o Museu. Nas apresentadas neste artigo, as crianças trazem um olhar peculiar sobre o incêndio, questionam os motivos de sua ocorrência e cobram dos governantes uma atitude perante a escassez de recursos destinados ao Museu.  O artigo tem como referencial teórico central o filósofo alemão Walter Benjamin e seus conceitos de história, memória e narrativa e os estudos da infância que buscam situar a infância frente as questões pertinentes à sociedade, como uma categoria socialmente construída.

Biografia do Autor

Patricia Braga Desterro, UFRJ - Museu Nacional

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Educadora Museal da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional-UFRJ. 

Referências

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: Infância berlinense:1900. 1º ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017
___________. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed.34, 2002.
___________. O Anjo da História. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; DELGADO, Ana C. Coll; TOMÁS, Catarina Almeida. Estudos da Infância, estudos da criança: Quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? Inter-Ação. Goiânia, v.41, n.1, p. 103-122, Jan/Abr.2016.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da Metrópole Moderna: Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994
CASTRO, Lucia Rabello. A Infância e seus destinos no contemporâneo. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n.11, p. 47-58. Junho 2002 Disponibilidade em : http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/134 Acesso em 05 de maio de 2019.
________________. A Politização (necessária) do campo da infância e da adolescência. Psicologia Política, 14(7), 2008. Disponibilidade em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v7n14/v7n14a05.pdf Acesso em 07 de maio de 2019
DESTERRO, P. B. do. Você sabe o que é o fogo da vida? Narrativas de crianças sobre o Museu Nacional. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. UERJ. Rio de Janeiro, 2020.
FAGUNDES, Bruno F. Lontra. Walter Benjamin e as memórias de si em Infância em Berlim por volta de 1900. Cadernos de CEOM. Ano 17, n. 20
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, Aura e Rememoração: Ensaios sobre Walter Benjamin.1º Edição. São Paulo: Editora 34, 2014.
______________. Walter Benjamin e os cacos da História. 1.1 Edições, 2018.
______________. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva. 2013.
_____________. Walter Benjamin ou a História Aberta. In: Benjamin, W. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas, v.1, 3ºed.São Paulo: Brasiliense, 1987.
GALZERANI, Maria Carolina. Imagens Intercruzadas da Infância e produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA; DEMARTINE; PRADO (orgs.) Por uma cultura da infância: Metodologia de Pesquisa com crianças. 3. Ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009.
GARBER, K. Por que um mundo todo nos detalhes do cotidiano? Revista USP, (15), 38-47, 1992. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i15p38-47

KRAMER, Sonia. Infância, memória e saber: considerações à luz da Obra de Walter Benjamin. A Criança e o Saber, Rio de Janeiro, v. 1, p. 245-249, 1999.
PEREIRA, Rita M. Ribes. Um pequeno mundo próprio inserido num mundo maior. In: PEREIRA; MACEDO (Orgs.) Infância em Pesquisa. Rio de Janeiro: NAU, 2012.
PEREIRA, Rita M. Ribes. Por uma ética da responsividade: a exposição de princípios para a pesquisa com crianças. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 50-64, jan./abr. 2015
QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa. Vol.36, nº.2, São Paulo, maio/agosto 2010.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: PRADO, Patrícia e FILHO, Altino J. Martins (orgs.) Das Pesquisas com Crianças à complexidade da Infância. Campinas, SP.: Autores Associados, 2011.
SARMENTO, M.; FERNANDES, N.; TOMÁS, C. Políticas Públicas e Participação Infantil. Educação, Sociedade e Culturas, nº25, 2007, p.183-206.
SELIGMANN-SILVA, Marcio. O Local do Testemunho. Tempo e argumento. Florianópolis, v.2, n. 1, p. 3-20, jan./jun. 2010.
SCHUBSKY, Cecília de Miranda; PEREIRA, Rita M. Ribes. Memórias de Infância narradas por crianças. In: Cadernos FLACSO, N.13, 2018, Disponibilidade em: http://flacso.org.br/files/2018/12/Caderno-Flacso-N13-Cultura-e-Educac%CC%A7a%CC%83o-1.pdf
VIGOSTKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
WARTOFSKY, Marx. A construção do mundo da criança e a construção da criança no mundo. In: KOHAN, W. KENNEDY, D. (Orgs.). Petrópolis, RJ, Vozes, 1999, p.89-128
Publicado
2021-04-14