PROJETO LEVA CONHECIMENTO ACADÊMICO À COMUNIDADE POR MEIO DE PODCAST

Palavras-chave: Educação. Podcast. Inovação. Comunicação. Divulgação científica.

Resumo

Este relato de experiência trata do podcast Eureka! realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, produzido e apresentado pela mestranda bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, com coordenação e apoio acadêmico de docentes doutores. Alunos do Ensino Médio também participam do processo. O podcast tem como objetivo discutir educação, ciência e pesquisa e integra o projeto de pesquisa e extensão “Divulgação científica em educação”, em andamento. Sua criação está relacionada à necessidade de divulgar pesquisas e conhecimento científico, com vistas a ultrapassar os muros da academia e chegar até a comunidade. Foram produzidos doze episódios do programa, que discutem, entre outros temas, a pandemia do novo coronavírus com relação à educação, os rituais e as mulheres. É o primeiro podcast produzido pela instituição e, como tal, está em constante aprimoramento. Neste trabalho, serão descritos os processos de concepção do projeto e as reflexões acerca de inovação, acesso à informação e democracia. 

Biografia do Autor

Suzane Faita, Universidade do Planalto Catarinense

Mestranda em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). 

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

Doutor em Educação, Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). 

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

Doutor em Antropologia Social, Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). 

Referências

AVRITZER, Leonardo; NAVARRO, Zander (org.). A inovação democrática no Brasil: o orçamento participativo. São Paulo: Cortez, 2003.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho;
apresentação Celso Lafer. 7. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. E-book.

BARROS, Samuel Anderson Rocha; SAMPAIO, Rafael Cardoso. A confiança para a manutenção de uma inovação democrática: o caso do orçamento participativo digital de Belo Horizonte. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, [S.l.], v. 22, n. 72, ago. 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/60133. Acesso em: 05 dez. 2020.

COUTO, Ana Luíza S.; MARTINO, Luís Mauro Sá. Dimensões da pesquisa sobre podcast: trilhas conceituais e metodológicas de teses e dissertações de PPGComs (2006-2017). Revista Rádio-Leituras, Mariana, v. 9, n. 02, p. 48-68, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/radio-leituras/article/view/1394. Acesso em: 05 dez. 2020.

DANTAS, Marcos. A privatização da educação através das plataformas de ensino remoto. 05 out. 2020. Revista Instituto Humanitas Unisinos – IHU, São Leopoldo, 05 out. 2020. Entrevista concedida a João Vitor Santos. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/603420-a-privatizacao-da-educacao-atraves-das-plataformas-de-ensino-remoto-entrevista-especial-com-marcos-dantas. Acesso em: 05 dez. 2020.

DRESCH, Jaime Farias. A impressão do consenso: uma análise político-epistemológica do SARESP na Folha de S. Paulo e no Jornal da APEOESP. 2015. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

EUREKA! Entrevistadora: Suzane Faita. Lages/SC: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, 2020. Podcast. Disponível em: https://anchor.fm/ppge. Acesso em: 05 dez. 2020.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 225-233, nov. 2001. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 dez. 2020.

NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, Daniela Lima; MELO, Adriana Almeida Sales de; CASTIONI, Remi. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Nota técnica n. 88. [S.l.]: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36561&Itemid=9. Acesso em: 05 dez. 2020.

FONTENELLE, Isleide A. Para uma crítica ao discurso da inovação: saber e controle no capitalismo do conhecimento. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 52, n. 1, jan./fev. 2012. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol52-num1-2012/para-critica-ao-discurso-inovacao-saber-controle-no-capitalismo-conhecimento. Acesso em: 05 dez. 2020.

FONSECA Ana Carolina. Brasil se consolida como o segundo maior mercado de podcasts do mundo. Correio Brasiliense, Brasília, 2 nov. 2019. Tecnologia. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2019/11/02/interna_tecnologia,803272/brasil-se-consolida-como-o-segundo-maior-mercado-de-podcasts-do-mundo.shtml. Acesso em: 05 dez. 2020.

FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: FORTUNATO, Ivan; SHIGUNOV NETO, Alexandre (org.). Método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 37-50.

LOCKS, Geraldo Augusto; GRAUPE, Mareli Eliane; PEREIRA, Jisilaine Antunes. Educação do campo e direitos humanos: uma conquista, muitos desafios. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 20, n. especial, p. 131-154, 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3654/pdf_439. Acesso em: 7 dez. 2020.

OLIVEIRA, Thais Rodrigues. ‘Diários da quarentena’: a experiência do podcast em tempos de isolamento social. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 21, n. 47, p. 199-215, 2020. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/7165/3195. Acesso em: 05 dez. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SOUZA, Leonardo Costa. Os vínculos sonoros no ambiente comunicacional do Podcast Mamilos. Dissertação. 2019. 84 f. (Mestrado em Comunicação) – Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2019.

SOUZA, Juliana de; FORT, Mônica Cristine; BOLFE, Juliana Simões. Produção Audiofônica: uma análise de estilos frequentes na podosfera brasileira. Revista Radiofonias: revista de estudos em mídia sonora, Mariana, v. 11, n. 1, p. 78-111, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/radiofonias/article/view/4324. Acesso em: 05 dez. 2020.

VELLO, Bruno Grisotto. Inovação democrática e desconfiança: o controle das políticas públicas nos conselhos. 2018. 2019 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
Publicado
2021-10-14