ENTRE VERSOS, PROSAS E POESIAS: A IMPORTANCIA DA ARTE NA SOCIABILIDADE JUVENIL

Palavras-chave: Adolescência. Juventude. Manifestações Artísticas.

Resumo

O presente artigo trata-se de uma reflexão teórica baseada no relato de experiencia profissional das autoras no projeto sociocultural SambaVida, localizado no interior paulista e tem como objetivo discutir as contribuições das vivencias artísticas no processo de formação pessoal, social e cidadã de adolescentes e jovens. As discussões postas emergem, portanto, do cotidiano, da experiencia empírica, sendo esse o lugar de fala de onde partem intencionalmente essas narrativas e reflexões teóricas. É esse cotidiano que nos revela que a arte e suas múltiplas expressões possibilita a esses sujeitos, à reflexão e construção de conhecimentos sobre o mundo que os cercam. Essa perspectiva reside no reconhecimento de que uma vivência cultural é expressa de diferentes formas e possibilita aos adolescentes e jovens à reflexão e o despertar da consciência crítica, o que amplia as possibilidades de ressignificarem os espaços que vivem e sua colocação nesses contextos, como protagonistas da própria história.

Biografia do Autor

Bruna Carolina Bonalume, UNIFAC

Assistente Social - Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Campus de Franca. Instituição de vinculação: UNIFAC- FIB´S- Botucatu e Projeto SambaVida - São Manuel-SP. 

Jéssica Pereira Manelli, Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Psicóloga residente do Programa Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho - Faculdade de Medicina de Botucatu.  Instituição de vinculação. Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho - Faculdade de Medicina de Botucatu e Projeto SambaVida - São Manuel-SP. 

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In: FREITAS, Maria Virgínia de (Org.) Juventude e adolescência no Brasil: referencias conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005, p. 19-35.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Cortez, 4 ed., 2008.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n.62, p. 26-43, 2004.

BONALUME, Bruna Carolina, et. al. Adolescência em cena: vivencias artísticas em tempos de barbárie. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Vitória- ES: ABEPSS, vol. 16, nº. 1, 2018, p. 1- 15.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
________ Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília-DF, 16 jul. 1990.
________ Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Diário Oficial da União, Brasília- DF, 6 ago de 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IAMAMOTO, Marilda Villela. A questão social no capitalismo. Rev. Temporalis. Brasília, v. 2, n.3, p. 9-32, 2001.
_________________________. Serviço Social em tempo de capital de fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2015.
KONDER, Leandro. Marxismo e alienação: contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009
LUKÁCS, George. Arte e Sociedade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.
MARTINELLI, Maria Lúcia. História Oral: exercício democrático da palavra. In: Martinelli, Maria Lúcia et. al (Org.). A história oral na pesquisa em Serviço Social: da palavra ao texto. São Paulo: Cortez, 2019, p. 27-40
MARX, KARL. Manuscritos econômicos - filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. 4. reimpr. São Paulo: Boitempo, 2010.
SCHERER, Giovani Antonio. Serviço social e arte: juventudes e direitos humanos em cena. São Paulo: Cortez, 2013.
Publicado
2021-04-14