SABERES & FAZERES DOCENTES NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DAS ARTES VISUAIS

Palavras-chave: Saberes e Fazeres. Pré-Escola. Expressões Artísticas. São Luís do Maranhão.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar quais saberes e fazeres docentes são construídos no contexto das artes visuais de uma pré-escola pública da zona urbana de São Luís do Maranhão. Para responder a esse questionamento, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura e de campo com uma abordagem qualitativa. Sustentou-se nas contribuições do legislativo nacional: RCNEI (BRASIL, 1998); DCNEI (BRASIL, 2010); BNCC (BRASIL, 2017) e dos seguintes pesquisadores: Ostetto (2011), Gauthier (2013), Tardif (2014), Pilar (2014) e Barbosa (2015). A análise dos dados revelou que a educadora tem possibilitado às crianças experiências artísticas diversificadas, por meio da música, do teatro, da dança, do cinema e da literatura. As atividades pedagógicas são articuladas com outras áreas de conhecimentos, isso inclui, por exemplo, o projeto didático, intitulado: “Educação ambiental: reciclar e preservar”, no qual as crianças participaram de oficinas de arte e realizaram várias produções artísticas no campo das Artes Visuais.

Biografia do Autor

Ione da Silva Guterres, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB/UFMA, da linha de Pesquisa em Educação Infantil. Especialista em Docência na Educação Infantil/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa, Educação Infância & Docência – GEPEID/UFMA. Docente da Rede Pública Municipal de São Luís/MA (Educação Integral).

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-doutor em Educação, Docente do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educação – PPGEEB/UFMA, Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID.

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Publicado
2021-04-29