CONEXÕES EM REDES DE CONHECIMENTO: OS DESAFIOS FACE À PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA
Resumo
A Pós-graduação é um espaço importante na produção e disseminação do conhecimento científico das universidades, neste sentido, as redes colaborativas de pesquisa possibilitam aos docentes um maior número de interlocuções científicas. O objetivo deste estudo foi compreender as conexões estabelecidas pelas redes de conhecimento face à exigência de produtividade científica dentro de Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Trata-se de um estudo de caso, que mapeou as redes colaborativas no período de 2012-2018, através das Plataformas Sucupira e Lattes e das entrevistas semiestruturadas com 07 professores, surgindo três categorias: caracterização do PPGEF/UFPel; perfil docente e conexões entre as redes colaborativas. Os dados sinalizam que a produtividade científica tem sido atrelada à possibilidade de melhor visibilidade acadêmica e científica; às conexões mais significativas se efetivam entre docentes da Área da Biodinâmica do Movimento Humano gerando um habitus próprio de produção em periódicos nacionais e internacionais.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. 5. ed. São Paulo/SP: Editora Perspectiva, 1999.
__________, Pierre. O Senso Prático. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.
__________, Pierre. Pierre Bourdieu - Sociologia: O Campo Científico. São Paulo/SP: Ática, 1983.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponibilidade em:
<https://basedosdados.org/dataset/qualis-periodicos>. Acesso em: 10 mai. 2019.
_______________________ (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponibilidade em:
<https://uab.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira>. Acesso em: 10 mai. 2019.
_______________________ (CAPES).
COIMBRA JÚNIOR, Carlos. Produção científica em saúde pública e as bases bibliográficas internacionais. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 15, out-dez, 1999. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/csp/v15n4/1028.pdf>.
Acesso em: 05 mar. 2019.
CORRÊA, Marluce Raquel Decian; CAPUTO, Eduardo Lucia; STEIN, Fernanda; CARDOZO, Priscila Lopes.; LESSA, Helena Thofehrn.; CARDOSO, Rodrigo Kohn.; DOMINGUES, Marlos Rodrigues. A produção do conhecimento em Educação Física e suas subáreas: um panorama a partir de periódicos nacionais da área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v.22, n.3, p.261–269, 2017. Disponibilidade em: <http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.22n3p261-269>. Acesso em: 05 mar. 2019.
DAOLIO, Jocimar. A Produção Acadêmica em Educação Física: a Capes como um “não–lugar”. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p.502-512, abr. 2015. Disponibilidade em: < https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/33899/18799>. Acesso em: 10 abr. 2018.
FREITAS, André Luiz de Souza. Publicação Científica de Docentes da Universidade Federal de Rondônia. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho/RO, 2016.
JOB, Ivone; FREITAS, Karen Ribeiro de. A colaboração na produção de artigos dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano da ESEF, da UFRGS, entre 2007 e 2009: análise de rede social. Movimento, Porto Alegre, v.16, n. especial, p.155–188, 2010. Disponibilidade em: < https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/18335/11888>. Acesso em: 08 abr. 2017.
LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; MASCARENHAS, Fernando. Modus operandi da produção científica da educação física: Uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física/UEM, v.23, n.1, p.1–14, 1 trim., 2012. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/refuem/v23n1/a01v22n1.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
LEITE, Denise. Conhecimento em Educação: um olhar desde o estudo sobre redes de pesquisa e colaboração ou os sapatos da educação. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 19, n. 3, p.773-788, nov. 2014. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/aval/v19n3/12.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.
LEITE, Denise; CAREGNATO, Célia Elizabete; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; PINHO, Isabel; MIORANDO, Bernardo Sfredo; SILVEIRA Priscila Bier. Avaliação de Redes de Pesquisa e Colaboração. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, p. 291–312, mar. 2014. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/aval/v19n1/14.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.
MARZIALE, Maria Helena Palucci; MENDES, Isabel Amélia Costa. O FATOR DE IMPACTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto/sp, v. 10, n. 4, p.466-471, 2002. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n4/13356.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2018.
PEÑA, Zuley Jhojana Duran; MORAIS, Oziel; GAMBOA Silvio Sanchez. Portal de Periódicos CAPES e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física. Filosofia e Educação. Campinas, São Paulo, v.8, n. 3, out./2016-jan./2017, 2016. Disponibilidade em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647578/14631>. Acesso em: 20 out. 2018.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EPIDEMIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Regimento. Disponível em: <http://www.epidemio-ufpel.org.br/site/content/institucional/index.php>. Acesso em: jul. 2019.
QUADROS, Helder; AFONSO, Mariângela; RIBEIRO, José. O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 5, n. 18, p.576-584, 30 set. 2013. Disponibilidade em: <http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p576>. Acesso em: 05 jan. 2018.
ROMBALDI, Airton José; RIGO, Luís Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal De Pelotas. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v.16, n.2, p.168–171, 2011. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/576>. Acesso em: 10 jul. 2017.
RIGO, Luís Carlos; RIBEIRO, Gabriela M.; HALLAL, Pedro Curi. Unidade na diversidade: desafios para a Educação Física no século XXI. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas/RS, v. 16, n. 4, p.339-345, ago. 2011. Disponibilidade em: < https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/631/661>. Acesso em: 10 jul. 2017.
SILVA, Karen Menger da. A dinâmica de gestão de projetos em redes sociais. 2008. 181 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2008.
SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos. Configuração das Redes de Colaboração Científica em Educação Física: um estudo do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 2019. 145 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos; AFONSO, Mariângela da Rosa; PEREIRA, Otávio Ávila. As redes de colaboração científica no espaço da pós-graduação In: Investigações sobre a universidade brasileira [recurso eletrônico] / Egeslaine de Nez (Org.). – Dados eletrônicos - Cáceres: UNEMAT, 2020. E-Book (PDF). Disponibilidade em: < http://portal.unemat.br/?pg=site&i=editora&m=catalogo-de-obras-eletronicas-paginas&c=investigacoes-sobre-a-universidade-brasileira>. Acesso em: 10 set. 2020.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre/RS: Bookman, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).