CONEXÕES EM REDES DE CONHECIMENTO: OS DESAFIOS FACE À PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA

Palavras-chave: Educação Física. Indicador de Colaboração. Publicações Periódicas.

Resumo

A Pós-graduação é um espaço importante na produção e disseminação do conhecimento científico das universidades, neste sentido, as redes colaborativas de pesquisa possibilitam aos docentes um maior número de interlocuções científicas. O objetivo deste estudo foi compreender as conexões estabelecidas pelas redes de conhecimento face à exigência de produtividade científica dentro de Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Trata-se de um estudo de caso, que mapeou as redes colaborativas no período de 2012-2018, através das Plataformas Sucupira e Lattes e das entrevistas semiestruturadas com 07 professores, surgindo três categorias: caracterização do PPGEF/UFPel; perfil docente e conexões entre as redes colaborativas. Os dados sinalizam que a produtividade científica tem sido atrelada à possibilidade de melhor visibilidade acadêmica e científica; às conexões mais significativas se efetivam entre docentes da Área da Biodinâmica do Movimento Humano gerando um habitus próprio de produção em periódicos nacionais e internacionais.

Biografia do Autor

Roberta Santos Azambuja dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (2019). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte pela Portal Faculdades (2010). Graduação em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2007). Professora de Educação Física da rede municipal de ensino.  

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992).  Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985). Professora titular da Universidade Federal de Pelotas. Tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel, desde 2018.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos