POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ: REFLEXÕES SOBRE ABORDAGEM DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS

Palavras-chave: Educação Cidadã. Ideologia de Gênero. Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como a sexualidade historicamente vem sendo abordada nas escolas regulares,  e as propostas atuais para serem feitas estas abordagens, para tanto, levanto meu arcabouço teórico recorrendo a Santos Filho (2015), Louro ([1997]2003), Butler ([1990]2017) e Fideles Júnior (2015) sobre os estudos de gênero e sex(o)ualidade e a Silva (2019), Moita Lopes (2006, 1999, 2010) e Pennycook (2006) sobre o campo da Linguística Aplicada e o espaço dessas temáticas nos estudos da/na linguagem. Ademais proponho uma leitura dos estudos de gênero supracitados e um olhar crítico sobre as políticas educacionais. Ainda problematizo a visão fantasiosa de “ideologia de gênero” compactuada por grupos de extrema direita. Ao final exponho algumas considerações acerca da importância do debate sobre gênero e sexualidade (e outras questões sociais como racismo, machismo, sexismo, por exemplo) no ambiente escolar, sobre o papel da Língua Inglesa neste cenário e levanto novas reflexões para que professores/as dialoguem sobre questões sociais emergentes, contribuindo para uma educação crítica e cidadã.

Biografia do Autor

Jonatha Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor da rede municipal de ensino. Mestre em Linguística e Literatura. Estudante do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL em nível de doutorado. 

Sérgio Ifa, Universidade Federal de Alagoas

Professor do PPGLL/UFAL; Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Joyce Rodrigues da Silva Magalhães, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL; Estudante do PPGLL/UFAL em nível de doutorado. 

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Publicado
2021-07-16