POR UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ: REFLEXÕES SOBRE ABORDAGEM DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como a sexualidade historicamente vem sendo abordada nas escolas regulares, e as propostas atuais para serem feitas estas abordagens, para tanto, levanto meu arcabouço teórico recorrendo a Santos Filho (2015), Louro ([1997]2003), Butler ([1990]2017) e Fideles Júnior (2015) sobre os estudos de gênero e sex(o)ualidade e a Silva (2019), Moita Lopes (2006, 1999, 2010) e Pennycook (2006) sobre o campo da Linguística Aplicada e o espaço dessas temáticas nos estudos da/na linguagem. Ademais proponho uma leitura dos estudos de gênero supracitados e um olhar crítico sobre as políticas educacionais. Ainda problematizo a visão fantasiosa de “ideologia de gênero” compactuada por grupos de extrema direita. Ao final exponho algumas considerações acerca da importância do debate sobre gênero e sexualidade (e outras questões sociais como racismo, machismo, sexismo, por exemplo) no ambiente escolar, sobre o papel da Língua Inglesa neste cenário e levanto novas reflexões para que professores/as dialoguem sobre questões sociais emergentes, contribuindo para uma educação crítica e cidadã.
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