A INFLUÊNCIA DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Resumo
Esta pesquisa segue um modelo de busca qualitativa que contempla a revisão bibliográfica, definindo-se como escopo a influência da cultura e clima organizacional na qualidade de vida no trabalho, liderança, formação de equipes, comunicação, relação interpessoal e gestão de conflitos, justifica-se pela contribuição do entendimento de abordagens que relacionam organização e pessoa no âmbito de identificação e valorização, torna-se relevante devido a incontestável importância da valorização que reflete na satisfação e consequentemente na produtividade dentro das organizações. Discute-se a necessidade de resultados eficazes e impõe o processo de socialização, sendo necessário que colaboradores desfrutem do bem-estar em prol da excelência.
Referências
BAHIA, Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
BARÇANTE, L. C.; CASTRO ,G. C. Ouvindo a voz do cliente interno. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
BRANDÃO, Carlos Antônio Leite (Org). A república dos saberes: arte, ciência, universidade e outras fronteiras. Belo Horizonte: Ed.da UFMG, 2008. p. 73-80.
BISPO, C. A. F. Um novo modelo de pesquisa organizacional. Revista Produção, São Paulo. 2006.
CARVALHO, Maria do Carmo Nacif de. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
CARNEGIE, Dale. 1888-1955. Como ser um grande líder e influenciar pessoas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2015.
CASTRO, Alfredo Pires de. Liderança Motivacional: como desenvolver pessoas e organizações, través do coaching e da motivação. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2015.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Campu, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos na organização. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. 9. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 8ª Ed. Barueri,SP: Manole, 2016.
DAFT, RICHARD L. Administração. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.
FERGUSON, Marilyn. The Aquarian Conspiracy Personal and Social Transformation in our Time. New York: St. Martin’s Press. 1976.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi; ARRELANO Eliete Bernal. As pessoas na organização. 6. Ed. São Paulo: Gente, 2002.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2014.
GIL, A. C. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas: 2001.
FRANCO, J. H. S; SANTOS, J. N. Um estudo da relação entre o trabalho em equipe e a aprendizagem organizacional. GES – Revista Gestão e Sociedade, vol. 4, n. 9, set./dez. 2010.
GORE, G. La Educación em las empresas: aprendiendo em contextos organizativos.Buenos Aires: Granica 1996 Científica INTERMEIO – FAECE. Fortaleza, 2013.
HASTINGS, W. POTTER, R. Confie em mim: desenvolvendo um estilo de liderança que os outros seguirão. Belo Horizonte – MG: Motivar, 2005.
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor. Trad. A. B. Pinheiro de Lemes. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendência. São Paulo: Saraiva, 2005.
LUECKE, R. Criando equipes. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
LUZ, Ricardo. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MARQUES, José Roberto. Leader Coach. Coaching como Filosofia de Liderança. São Paulo: Ser Mais, 2012.
MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação Empresarial sem complicação. 2ª edição. Barueri, SP: Manole, 2009.
MARTINELLI, P. D. Negociação Empresarial: enfoque sistêmico e visão estratégica. 1. ed. São Paulo: Manole, 2002.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru, Teoria geral da administração: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a administração. 7. ed., revista e ampliada. –3ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
MAXWELL, John C. 17 Princípios do trabalho em equipe: Descubra as competências pessoais que as pessoas procuram. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2012.
MAXWELL, John C., As 21 irrefutáveis leis da liderança: siga-as e as pessoas os seguirão. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.
MELLO, F; ANDRADE, P. Como formar e manter times vencedores. Rio de Janeiro: Suma Econômica, 1999.
MELLO, M. S. O. A qualidade do clima organizacional como variável interveniente no desempenho humano no trabalho: um estudo de caso da empresa Herbarium. Florianopolis: UFSC, Programa de pós- graduação em Engenharia de Produção, 2004.
METER, Gisele. O que devemos avaliar para desenvolver um programa de qualidade de vida no trabalho. Administradores.com, 13 set. 2013.
MORGAN, G. Imagens das organizações. São Paulo: Atlas, 1996.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5.
ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
OLIVEIRA, João Luiz Carvalho R. de. O fator humano na qualidade total e no trabalho: Rio de Janeiro, A vez do Mestre – Qualidade e ferramentas para gestão de recursos humanos, módulo III, 2007.
ROBBINS, S. Comportamento organizacional. 9. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
ROSSI, Lucas. Seja o líder que as empresas querem. Voce s/a. São Paulo. 2013.
ROSINI, Alessandro Marco; ROBLE, Gilmara L. de E.; OLIVEIRA, Maria do Carmo. Qualidade de vida no trabalho no contexto da sustentabilidade: um estudo bibliométrico. XVII ENGEMA, 2015.
SANTOS, Antonia Angélica Muniz dos. et al. Liderança: seu conceito, importância e principais estilos. Revista,2010.
SCHEIN, E. H. (2009). Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas. (Obra original publicada em 1985).
SCHEIN, EDGAR H. Organizational culture and leadership. San franscisco: jossy bass, 1988.
SCHIRATO, Maria Aparecida Rhein. O feitiço das organizações: Sistemas imaginários. São Paulo: Atlas, 2000.
VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, Evolução e Perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração, v.8, n 01, jan/mar, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).