O ESTADO DA ARTE EM GÊNERO - MULHER - EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Ana Paula Ribeiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus Araraquara
  • Célia Regina Rossi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP

Resumo

O artigo demonstra resultados, compreensões e inquietações de uma pesquisa feita por um(a) dos(as) autores(as), em sua graduação. O estudo buscou identificar através de um estudo teórico e bibliográfico a construção da identidade de gênero – mulher – sob uma perspectiva educacional. Para isso, fez-se a análise de resumos de 10 teses do doutorado e 10 dissertações de mestrado retiradas do banco de teses e dissertações da CAPES, defendidas nos últimos dez anos no estado de São Paulo. A partir do estudo, comprovou-se que apesar da crescente visibilidade do gênero feminino no mercado de trabalho, nas instituições escolares e na conquista da independência, casos de violência, baixo salário, preconceito, misoginia e estereótipos, continuam vigentes atualmente. Quanto à educação, há uma forte desvalorização para com a mulher, minimizando o trabalho desenvolvido nas escolas, rebaixamento em conhecimentos acadêmicos da área de exatas e, ainda, uma forte luta para a conquista de direitos negados.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda (2017) em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP, Campus Araraquara. Possui licenciatura plena em Pedagogia, pela UNESP, Campus Rio Claro (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, gênero e sexualidade. É integrante do GSEXs - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Sexualidades - UNESP, Campus Rio Claro.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Para o Deficiente da Áudio Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa - Portugal. Professora do departamento de Educação, área de Psicologia - IB - UNESP, Campus Rio Claro e professora do programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em sexualidade, gênero, violência e educação para a sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação continuada, educação inclusiva, sexualidade e gênero e educação em sexualidade, formação de professores e TIC.

Publicado
2017-12-13
Como Citar
RIBEIRO, Ana Paula; ROSSI, Célia Regina. O ESTADO DA ARTE EM GÊNERO - MULHER - EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO. Humanidades & Inovação, [S.l.], v. 4, n. 6, dec. 2017. ISSN 2358-8322. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/468>. Acesso em: 19 oct. 2018.