O ESTADO DA ARTE EM GÊNERO - MULHER - EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo
O artigo demonstra resultados, compreensões e inquietações de uma pesquisa feita por um(a) dos(as) autores(as), em sua graduação. O estudo buscou identificar através de um estudo teórico e bibliográfico a construção da identidade de gênero – mulher – sob uma perspectiva educacional. Para isso, fez-se a análise de resumos de 10 teses do doutorado e 10 dissertações de mestrado retiradas do banco de teses e dissertações da CAPES, defendidas nos últimos dez anos no estado de São Paulo. A partir do estudo, comprovou-se que apesar da crescente visibilidade do gênero feminino no mercado de trabalho, nas instituições escolares e na conquista da independência, casos de violência, baixo salário, preconceito, misoginia e estereótipos, continuam vigentes atualmente. Quanto à educação, há uma forte desvalorização para com a mulher, minimizando o trabalho desenvolvido nas escolas, rebaixamento em conhecimentos acadêmicos da área de exatas e, ainda, uma forte luta para a conquista de direitos negados.
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