PRÁTICA DE LETRAMENTO EM UM CONTEXTO PLURILÍNGUE CONCORRENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM TIMOR-LESTE

Palavras-chave: Timor-Leste. Letramento. Línguas Oficiais. Educação Ambiental. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo discorre sobre palestras realizadas por professores brasileiros, em 2013, na Universidade de Díli (UnDil), em Timor-Leste. Discute Letramento(s) (STREET, 2014), a partir da prática com estudantes do curso de Licenciatura em Saúde Pública, da Faculdade de Ciência da Saúde (UnDil), e funcionários públicos convidados. Em Português e Tetun, discutiu-se Educação Ambiental, Saneamento Básico e Gestão de Resíduos, numa (re)construção de saberes ante a realidade linguística do país, e os desafios impostos pelo seu ‘novo’ tempo sociopolítico. Assim, palestras dialogadas (GIL, 2013) e observações (VIANNA, 2003)  compuseram a metodologia, neste estudo de caráter qualitativo, interpretativista e bibliográfico-descritivo, ancorado nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014) e na Sociolinguística (CALVET, 2002). Ademais, considerando o processo de desenvolvimento de Timor-Leste, após a restauração de sua independência em 2002, constatou-se ausência de política adequada ao tratamento do tema Saneamento Básico, consoante as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como planejamento linguístico pertinente à situação sociolinguística (CALVET, 2007). No âmbito interdisciplinar (MORIN, 2005; POMBO, 2006), a experiência agregou saberes aos envolvidos, proporcionando visão crítica dos problemas socioambientais e do contexto plurilíngue do país.

Biografia do Autor

Lucimar França dos Santos Souza, PPGL/UnB

Doutoranda em Linguística (UnB); Mestrado em Estudos Linguísticos (UFG); Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (UNICLAR); Graduação em Letras – Português/Inglês (FEUC-RJ). Professora Cooperante Internacional de Educação (2005-2017).

José Roberto Malaquias Júnior, Universidade de Campinas/Unicamp

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente está Assistente no Projeto WASH (water, sanitation, hygiene), da Organização Internacional para Migrações-OIM_ONU. 

Ruy Martins dos Santos Batista, PPGL/UnB

Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciado em Letras. É professor do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas. 

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Publicado
2021-03-11