O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO E O MULTICULTURALISMO: NOVAS FORMAS DE RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS NO PROCESSO HISTÓRICO E EDUCACIONAL

Palavras-chave: Globalização. Cultura. Educação.

Resumo

O presente estudo, resultado do trabalho final de disciplina do Programa de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação/UFAM, tomou por base uma revisão de literatura além dos debates em sala de aula, objetivando demonstrar como o processo de desenvolvimento tecnológico e as transformações nos diversos setores da sociedade - político, social, cultural, educacional - contribuíram para novas formas de relações entre os indivíduos. Como principal fenômeno de todo esse movimento, temos a globalização que impulsiona o conhecimento das diversas culturas, a desterritorialização das fronteiras, o compartilhamento das diferentes formas de aprendizagens. Imersos nesse contexto, buscamos situar a educação e suas evoluções dentro de um universo maior, ou seja, a aldeia global. Por intermédio deste estudo, percebemos que a escola, os educadores, as crianças, o processo educacional, também evoluem e exigem estudos que possibilitem compreender a diversidade cultural hoje existente no mundo que chamamos de globalizado, bem como o significado do respeito às diferenças que caracterizam as comunidades e os indivíduos que delas fazem parte. 

 

Biografia do Autor

Ádria Marinho da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2002), com habilitação em Supervisão e Orientação Educacional e Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas (2005). Possui Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Gama Filho (2008). Atua como gestora escolar na Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/ Marília e Pós-Doutorado (2010) pela USP. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Amazonas, onde atua no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infâncias e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: CATANI, Afrânio. NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CANEN, Ana. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e formação docente. Educação em Debate. Fortaleza, vol. 2, n. 38, 1999.

GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

GRIGNON, Claude. Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

IANNI, O. A sociedade global. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

POUTIGNAT, Phillipe. STREIFF-FENARD, Jocelyne. Teorias da Etnicidade. São Paulo: UNESP, 1998.

ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômico-ecológica. Estudos Avançados. 26 (74), 2012.

ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na modernidade: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SACRISTÀN, J. Gimeno. Escolarização e Cultura: a dupla determinação. In: SILVA, Luiz Eron da. Reestruturação Curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.
SANTOS, Boaventura de Souza. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Marcos Paulo da. EL-AOUAR, Walid Abbas. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, vol. 10, n. 01, janeiro/março, 2003.
SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.
XAVIER, Ingrid Müller. ABREU, Zuleika. Tecnologia, Neoliberalismo e Globalização. Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio. Filosofia, vol. 03. Rio de Janeiro: FUNDAR/SEE, 2001.

WEIGEL, Valéria Augusta. Educação, Cultura e Globalização: um debate sobre a identidade étnica e a escola. In: Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí, n. 38, abril/junho, 1995.
Publicado
2021-07-22